Usuário:
 
  Senha:
 
 

Bando Gaúcho:
Se preparando pra Semana Farroupilha

 

12/01/2008 14:05:45
UMA ANÁLISE DE "O CONTINENTE", DE ÉRICO VERÍSSIMO!
............................................................................

 

UMA ANÁLISE DE O CONTINENTE
Flávio Loureiro Chaves*

"Uma crônica de sangue pontuada por sucessivas guerras, eis o cenário onde brota a gênese da Província de São Pedro. Ao início de O continente, no episódio de Ana Terra, o espaço físico foi inteiramente destruído após um ataque de castelhanos que massacraram todos os homens válidos da fazenda de Maneco Terra. Sob a imensidão do campo, duas mulheres e duas crianças sepultam os seus mortos. Desses escombros surge a personagem de Ana Terra, armada de uma confiança absurda em si mesma, que se integra na caravana pioneira para fundar, muito distante, a vila de Santa Fé. Com ela segue o filho, que será o pai de Bibiana; e assim fica assegurada a continuidade da vida. A mesma intriga, distribuída por diferentes níveis de temporalidade, repete-se várias vezes na sucessão de gerações de Terras e Cambarás. (...)

Na personagem Ana Terra se reedita o primeiro dia da criação, a imagem primitiva da fecundação, enquanto antítese da morte. Diz Erico: 'Penso nela como uma espécie de sinônimo de mãe, ventre, terra, raiz, verticalidade, permanência, paciência, espera, perseverança, coragem moral.'

Há um estranho paradoxo em O continente. Essa epopéia, cuja linha episódica foi traçada no encadeamento dos feitos guerreiros, parece ter sido escrita para reafirmar a insanidade da guerra. Enquanto a seqüência cronológica avança mediante lutas fratricidas entre Cambarás e Amarais, a visão de mundo do autor, sua crença nos valores permanentes da vida, está expressa na saga de Ana Terra e nos silêncios de Bibiana."

Árvore genealógica de O continente

 

* Professor de Literatura Sul-Rio-Grandense da UFRGS.

............................................................................
  Autor: *Flávio Loureiro Chaves
  Observações: * Professor de Literatura Sul-Rio-Grandense da UFRGS.

 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
13/08/2008 11:04:34 VALQUIRIA CASTANHO PAIM - PALMEIRA DAS MISSÕES / RS - Brasil
OLÁ! MEU NOME É VALQUIRIA, DE PALMEIRA DAS MISSÕES. SOU ESTUDANTE DE LETRAS, DO SEGUNDO ANO. EU ADORO A LITERATURA GAÚCHA; SOU FASCINADA! OLHEI SEU ARTIGO E ELE ME TOCOU MUITO. MINHA MONOGRAFIA SERÁ BASEADA NA LITERATURA GAÚCHA. ESPERO SUAS SUGESTÕES DE BASE, POIS ESTOU LENDO MUITO ÉRICO E LETÍCIA. UM ABRAÇO E OBRIGADA!
Sítio: *****
Untitled Document