Usuário:
 
  Senha:
 
 

Alex Hohemberger:
Chula

 

11/11/2005 09:13:04
A CHULA DOS GAÚCHOS DO RIO GRANDE DO SUL!
 
Chula: Dança Folclórica Gaúcha Sul-rio-grandense de sapateios,
evoluções e grande agilidade dos peões tradicionalistas gaúchos brasileiros!
............................................................................

A Dança da Chula reveste-se de particular importância no Folclore Gaúcho Sul-rio-grandense. Dança muito difundida nas regiões do Minho e Douro, em Portugal, também era dançada pelos açorianos. Muitos acreditam ser ela portuguesa, porém sua coreografia lembra as danças africanas. A Chula foi muito popular em todo o Brasil, até meados do século XIX. No Rio Grande do Sul, desde os primórdios tempos foi exibida nos Fandangos. A dança caracteriza-se pela agilidade no sapateio do peão ou de diversos peões, em disputas. A masculinidade ressaltada pela Chula, no desempenho solitário do sapateado sobre uma lança estendida no chão, retrata a imponência do peão gaúcho sul-brasileiro, forjada nas intempéries da campanha e na coragem das lutas, pela conquista e guarda do seu Santo Chão. A dança serviu, ainda, de verdadeiro tira-teima entre peões, nas tropeadas da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul para São Paulo. Nos acampamentos, tudo era decidido na agilidade dos sapateios, sob a expectativa dos demais peões. Cessaram as longas tropeadas, mas a Chula continua refletindo a máscula agilidade dos peões gaúchos do Rio Grande. São sapateios solitários, muitas vezes servindo de galanteios oferecidos à determinada prenda expectadora. A Chula é uma dança do Folclore Gaúcho Sul-rio-grandense Histórico, apresentado em espetáculos, a qual deve ser dançada, de preferência, com a atual Pilcha de Honra e de uso preferencial no Rio Grande do Sul, nos termos da Lei Estadual do RS Nr. 8.813, de 10 de janeiro de 1989. Dançada por peões gaúchos trajando bombacha, botas, guaiaca, camisa clara de mangas longas, lenço regionalista-tradicional sul-rio-grandense e o chapéu escuro e tapeado dos Campeiros do Pampa Sul-rio-grandense, a Dança da Chula estará sendo adequadamente cultuada, preservada e divulgada pelos atuais Peões Tradicionalistas Gaúchos do Brasil! (Fonte: LAMBERTY, Salvador Ferrando. ABC do Tradicionalismo Gaúcho. Porto Alegre: Martins Livreiro Editor, 1989).

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
26/08/2013 10:43:28 sandra crespao - ampere / PR - Brasil
Dança da Chula dos gaúchos do Rio Grande do Sul.
Sítio: *****
26/05/2007 20:14:26 José Itajaú Oleques Teixeira - Guará / DF - Brasil
Prezado visitante Raúl. O sítio Bombacha Larga agradece a tua honrosa visita, o comentário postado e o cinchado quebra-costela encaminhado. Informamos-te, ainda, que já está disponível no espaço correspondente a poesia Saudade, de Lauro Rodrigues, em homenagem a esse Vivente Velho e aos demais gaúchos Desgarrados do nosso Pago Sulino. Saudações Tradicionalistas!
Sítio: http://www.bombachalarga.com.br
26/05/2007 15:26:04 RAÚL CARLOS BRODT - MACEIÓ / AL - Brasil
MEU CORDIAL BOA TARDE! SAUDAÇÕES PAMPEIRAS! Agradeço a todos que fazem "BOMBACHA LARGA", pois vossas mensagens recarregam "as baterias" e atuam como bálsamo para suportar a saudade que sinto do nosso RIO GRANDE DO SUL. Aceitem um abraço 'QUEBRA- COSTELAS", bem cinchado do GAÚCHO desgarrado Raúl
Sítio: *****
Listados 3 Comentários!
Untitled Document