Usuário:
 
  Senha:
 
 

Os Oliveiras:
Obrigado, Patrão Velho - de Raimundo José e Leonir

 

27/05/2006 23:37:57
A RELIGIOSIDADE NA TRADIÇÃO DOS GAÚCHOS BRASILEIROS!
 
Padre Jorge Hudson, de Caçapava do Sul-RS!
............................................................................

Missa Crioula - uma liturgia católica inspirada na temática gauchesca do Rio Grande do Sul - foi instituída na Cultura Regionalista-tradicional Gaúcha Sul-rio-grandense pelo padre Paulo Aripe: o Padre Potrilho. Já a Prece Gaúcha ou Oração do Gaúcho, cujo teor segue abaixo postado, é da autoria de Dom Luís Felipe de Nadal, Bispo de Uruguaiana. Assim como esses dois religiosos citados, existem muitos outros que conciliam a religiosidade humana com o sentimento regionalista do cristão gaúcho sul-brasileiro. E não são poucos os padres que vestem bombachas e andam a cavalo, na Região Sul do Brasil. Aos Tradicionalistas de todas as religiões, que valorizam a Cultura Regional do Povo Gaúcho Sul-rio-grandense, o nosso reconhecimento pelos importantes trabalhos realizados. Com os joelhos pregados no chão, assim oram peões gaúchos e prendas gaúchas do Brasil: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e com licença Patrão Celestial. Vou chegando, enquanto cevo o amargo de minhas confidências, porque ao romper da madrugada e ao descambar do sol preciso camperear por outras invernadas e repontar do Céu a força e a coragem para o entrevero do dia que passa. Eu bem sei que qualquer guasca, bem pilchado, de faca, rebenque e esporas, não se afirma nos arreios da vida se não se estriba na proteção do Céu. Ouve, Patrão Celeste, a oração que Te faço, ao romper da madrugada e ao descambar do sol: ‘Tomara que todo o mundo seja como irmão! Ajuda-me a perdoar as afrontas e não fazer aos outros o que não quero para mim. Perdoa-me, Senhor, porque rengueando pelas canhadas da fraqueza humana, de quando em vez, quase sem querer, eu me solto porteira a fora... Êta potrilho xucro, renegado e caborteiro... Mas eu te garanto, meu Senhor, quero ser bom e direito! Ajuda-me, Virgem Maria, Primeira Prenda do Céu. Socorre-me, São Pedro, Capataz da Estância Gaúcha. Pra fim de conversa, vou Te dizer meu Deus, mas somente pra Ti, que Tua vontade leve a minha de cabresto, pra todo o sempre, e até a Querência do Céu!’. Amém!

 

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
03/08/2011 20:50:23 rejane - Porto Alegre / RS - Brasil
Solicito partitura da missa crioula de Pe Paulo Aripe, para uma apresentação em uma missa crioula em setembro na Harmonia Desde já agradeço.
Sítio: *****
26/12/2010 22:59:36 Dirce R, Araujo - Santa Vitória do Palmar / RS - Brasil
Como é bom saber que as coisas da nossa cultura se espalham e são cultivadas por todo o nosso país!! Sou tradicionalista iniciante, nativista... Ía perguntar onde conseguir o Cd da Missa, mas já "roubei" o endereço que foi enviado pra prenda Maria. Meu CTG está completando 50 anos e preciso de uma linda missa em comemoração às bodas e em memória dos tradicionalistas q foram tropear e sarandear na Estãncia Grande!! Saudações e q a campereada pelo culto da tradição nunca tenha fim!
Sítio: *****
29/07/2010 21:35:07 Amerci Borges da Rosa - São jOSÉ / SC - Brasil
Prezado Antonio. Eu tenho as partituras da Missa Crioula do Pe. Paulo Aripe. Entre em contato.
Sítio: *****
17/09/2008 21:12:14 ANTONIO FERRO NETO - MARÍLIA / SP - Brasil
Sou Paulista de nascimento, mas Gaúcho de coração. Há 5 anos faço a Missa Crioula na Igraja Matriz de Santo Antônio, aqui em Marília. Aqui faço parte do Grupo de Arte Nativa Rancho do Taura. Neste final de semana foi realizado aqui o 8º Festival Estadual da Tradição Gaúcha. Foi um sucesso! Há tempo estou tentando encontrar a partitura da Missa Crioula. Peço a quem souber, que por favor me informe sobre a mesma. Abraços a todos os irmãos Gaúchos!
Sítio: *****
17/04/2008 23:31:41 José Itajaú Oleques Teixeira - Guará / DF - Brasil
Prezada Maria. O sítio Bombacha Larga agradece a tua honrosa visita e a comunicação encaminhada a este espaço cultural tradicionalista gaúcho. Em resposta, informamos-te que o CD gravado com a Missa Crioula de Paulo Aripe tem o nome de "Missa Crioula" e é do Pe. Gerson Schmidt. Sugerimos a essa prezada prenda que, para maiores informações, faças contato com aquele Padre, hoje Pároco da Igreja de Santa Cruz, Rua da Fé, 181 - Cidade de Deus - CEP 91920-260 - Porto Alegre - RS - Tel. (51) 3246-3847 ou 8461-9000. Saudações Tradicionalistas e um quebra-costelas cinchado!
Sítio: http://www.bombachalarga.com.br
17/04/2008 18:57:42 Maria Souza - Porto Alegre / RS - Brasil
Gostaria de receber, em meu e-mail, o nome do cd do Pe. Paulo Aripe de Missa crioula e onde encontrar. Obrigada
Sítio: *****
20/12/2007 02:19:36 rosina cassarino - montevideo / AL - Uruguai
jaja te mando esto porque tem saudade, lembrancas, yo tendrìa que tener un niño de 9 años con mi mulher gaucha, ese padre es importante en mi vida, mi castolicismo a pesar de que mis padre son del Opus es de la Iglesia de los galpones.
Sítio: cabul37@hotmail.com
03/07/2007 23:01:51 José Itajaú Oleques Teixeira - Guará / DF - Brasil
Prezado Ricardo. O sítio Bombacha Larga agradece a tua honrosa visita e a comunicação postada. Em resposta, informamos-te que, salvo engano, o Padre Gerson Schmidt gravou um CD intitulado Missa do Pampa. Sugerimos-te que entres em contado com o mesmo por meio do endereço eletrônico http://www.diocesefranca.org.br/boletim/artigos-pe_gersonschmidt.html e solicites maiores informações a respeito do assunto. Saudações Tradicionalistas e um quebra-costelas cinchado!
Sítio: http://www.bombachalarga.com.br
02/07/2007 12:03:40 ricardo albino rambo - porto alegre / RS - Brasil
Bom Dia! Estou procurando por um LP ou CD da Missa Crioula do Padre Paulo Aripe. Se puderes me ajudar ficarei muito grato e vou a busca... Abraços!
Sítio: *****
27/05/2007 11:45:59 Leonardo - Tapejara / RS - Brasil
Todo e qualquer gaúcho está presente com a cultura gaúcha, com os costumes, com a tradição e acima de tudo com fé e confiança no Pai Velho lá do céu, e em São Pedro, nosso capataz de confiança.
Sítio: *****
27/05/2006 19:23:01 José Itajaú Oleques Teixeira - Brasília / DF - Brasil
Prezado Xiru Velho Ney Coelho dos Santos, de Guarapari-ES. O sítio Bombacha Larga agradece a importante contribuição prestada a respeito da verdadeira origem do nome do Pe. Paulo Aripe e aproveita para parabenizá-lo pela valorização da cultura de nosso Pago Sulino. Saudações Tradicionalistas e um quebra-costelas cinchado!
Sítio: http://www.bombachalarga.com.br
27/05/2006 18:06:23 José Itajaú Oleques Teixeira - Brasília / DF - Brasil
Prezado Carlos Zatti. O Bombacha Larga agradece a honrosa visita e o comentário postado. Quanto ao ponto colocado, acreditamos que o Tradicionalismo é uma opção aberta a todos os viventes. Aqueles que se identificam com a causa tradicionalista que se acheguem. Nada impede que uma pessoa religiosa, evangélica ou não, passe a cultuar a tradição do povo gaúcho. A questão é de livre arbítrio, consciência pessoal, foro íntimo. Saudações Tradicionalistas e um quebra-costelas cinchado!
Sítio: http://www.bombachalarga.com.br
27/05/2006 09:50:57 Carlos Zatti - Curitiba / PR - Brasil
Até aí, tudo bem, mas... e os tradicionalistas que não são católicos, que foi feito na linha religiosa para não excluí-los do convívio? Há que se pensar, já que os evangélicos já são 40% e isso é significativo também para a tradição gaúcha. Era o chasque.
Sítio: *****
Listados 13 Comentários!
Untitled Document