Usuário:
 
  Senha:
 
 

João Chagas Leite:
Por quem cantam os cardeais
de Vaine Darde e João Chagas Leite

 

29/05/2006 08:00:27
PARABÉNS, URUGUAIANA: CIDADE ALEGRIA DO PAMPA GAÚCHO!
 
Uruguaiana: a Filha Dileta dos Farrapos!
............................................................................

No dia 29 de maio  a cidade fronteiriça de Uruguaiana comemora mais um aniversário. No período da Revolução Farroupilha, o seu território fazia parte do município do Alegrete. O então Presidente da República Rio-Grandense de Piratini, general Bento Gonçalves da Silva, sancionando o decreto n. 21, aos 24 de fevereiro de 1843, criou uma Capela Curada denominada Capela do Uruguai. Inicialmente, chamaram esse novo povoado de Santana do Uruguai, tendo sido posteriormente demarcadas as divisas da cidade e a concretização do traçado das ruas, uma obra de dois eminentes estadistas e patriotas: Duque de Caxias e Domingos José de Almeida. A lei provincial n. 58, de 29 de Maio de 1846, elevou à categoria de vila o povoado de Santana do Uruguai, a qual passou a chamar-se Uruguaiana: a única povoação fundada pelos Farrapos, durante a Revolução Farroupilha. Hoje, o município é um dos mais importantes polos de desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Fazendo fronteira com Argentina e Uruguai, e com as influências da colonização portuguesa e espanhola, apresenta o clima mais autêntico do Estado. As grandes estâncias de criação do melhor gado bovino e ovino do Brasil; o autêntico churrasco gaúcho; a tradicional e larga bombacha do gaúcho da fronteira; as paisagens inesquecíveis do Pampa, com suas extensões de campos e coxilhas, onde a vida flui tranquila como as águas do Rio Uruguai; e o comércio variado de artigos de lã e couro, são características próprias dessa fronteiriça cidade sul-rio-grandense. A todos os uruguaianenses os nossos cumprimentos pela passagem desta data comemorativa de mais um aniversário de Uruguaiana: a Filha Dileta dos Farrapos e a Cidade Alegria do Pampa Gaúcho Sul-brasileiro!

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
29/05/2007 14:42:06 RAÚL CARLOS BRODT - MACEIÓ / AL - Brasil
MEU CORDIAL BOA TARDE! PARABÉNS, URUGUAIANA: "CIDADE ALEGRIA". PARABÉNS, POVO DE URUGUAIANA. ACEITEM UM FORTE ABRAÇO "QUEBRA COSTELAS", DO GAÚCHO DESGARRADO Raúl.
Sítio: *****
12/06/2006 21:26:19 Jane da Silva Almeida Marenco - Encantado / RS - Brasil
Parabéns, Uruguaiana! Apesar de ser uma cachoeirense, tive a felicidade de aí morar por 12 anos. Nessa cidade realizei o sonho do primeiro emprego, fiz novas amizades, conheci o meu marido e aí nasceu o meu primeiro filho. És uma cidade cheia de encantos, hospitaleira. Uruguaiana! Sinto saudades!
Sítio: *****
01/06/2006 13:40:52 Celita Teresinha - porto alegre / RS - Brasil
Mui querida Terra Natal, Capital Centro do Mercosul... distância aproximada entre Uruguaiana-Porto Alegre, Uruguaiana-Montevideu, Uruguaiana-Buenos Aires e Uruguaiana-Assumpção... Só orgulho. Querem mais, vá visitá-la. É terra mui hospitaleira.
Sítio: *****
01/06/2006 13:05:11 ANA MARIA MACHADO MARQUES - CAMAQUÃ - BRASIL / RS - Vaticano
Grande emoção, ao lembrar essa terra tão querida.
Sítio: *****
29/05/2006 18:26:45 Alexandre - Porto Alegre / RS - Brasil
Xande! Olha a nossa cidade emprestada. Põe o som, que é bom. Manda para o pai. Vamos curtir nossos pampas !!! Beijos! Mami
Sítio: *****
29/05/2006 18:19:36 Lêda Alves de Oliveira - Porto / RS - Brasil
Terra minha, que no meu peito carrego. E que, de peito aberto, recebe toda gente, seja de Bagé ou do Rio de Janeiro, fazendo até casamento; e não "desmanchá" o que tá feito.
Sítio: *****
29/05/2006 15:03:39 Elizabeth A. de Oliveira - Porto Alegre / RS - Brasil
Parabenizo o Bombacha Larga pela brilhante matéria, onde exalta a grandeza de Uruguaiana, minha cidade natal. Acrescento meu sentimento de amor, gratidão e respeito a essa terra de gente que olha nos olhos quanto fala e que levanta a cabeça quando anda. Gente que abraça com o abraço e reverencia com o aperto da mão. Hei de voltar, para caminhar minha velhice em tuas ruas largas; e então descansar, numa coxilha qualquer...
Sítio: *****
29/05/2006 14:46:05 Lilia Bohrer de Dighero - Porto Alegre / RS - Brasil
Parabéns, minha querida Uruguaiana. Te levo no meu coração e, sempre que posso, estou por aí curtindo esses campos lindos, tua gente e as tradições de nossa terra. Além do mais, sou fã incondicional da CALIFÓRNIA DA CANÇÃO NATIVA.
Sítio: *****
29/05/2006 11:42:57 Carlos Zatti - Curitiba / PR - Brasil
Quero me somar aos cumprimentos de felicitações que chegam a Uruguaiana (do farroupilha mineiro Domingos J. de Almeida, mais que qualquer outro [não entendo Caxias nesta história se era contra Bento Gonçalves?!]). Enfim parabenizo Uruguaiana, onde fui milico nos idos de 1965/66 no 8º Regimento de Cavalaria. PARABÉNS, URUGUAIANA! Cabo Carlos Zatti - Escritor
Sítio: *****
Listados 9 Comentários!
Untitled Document