Usuário:
 
  Senha:
 
 

Julio Monteiro:
Gaita, Trova e Cantoria

 

10/06/2006 07:43:18
OS GAITEIROS DO RIO GRANDE NA 14a EXPOTCHÊ, DE BRASÍLIA!
 
Julio Monteiro e Ito Missioneiro:
Gaiteiros da Antiga e Campeira Tradição dos Gaúchos do Rio Grande!
............................................................................

Eventos que exploram a Tradição Gaúcha do Estado e do Povo do Rio Grande do Sul têm o dever de incluir nas suas programações os artistas verdadeiramente gaúchos brasileiros, na indumentária e nos conteúdos, ritmos e compassos musicais gauchescos sul-rio-grandenses. A organização da 14ª Expotchê, de Brasília-DF, feira que explora comercialmente a Cultura Regionalista-tradicional do Rio Grande do Sul, no seu nome e no seu logotipo, não deveria apresentar em seus palcos Duplas Sertanejas e artistas que em nada representam a autêntica, antiga e campeira Tradição Gaúcha Sul-rio-grandense, tanto na Música Gauchesca Tradicional como na Pilcha Gaúcha Oficial e de Honra do Rio Grande do Sul, prevista na legislação do Estado. Porém, com propriedade tradicionalista e coerência regionalista-tradicional, o Galpão Gaúcho Crioulo da Antiga Tradição do Rio Grande, organizado pela Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central, proporcionou ao público presente na 14ª Expotchê, de Brasília-DF, as apresentações de Julio Monteiro e Ito Missioneiro. Julio Monteiro é um xiru de São Gabriel-RSPrincesa das CoxilhasTerra dos Marechais, e irmão do Crioulo dos Pampas. Gaiteiro, cantor e trovador nos estilos Mi Maior de Gavetão e Martelo, em 2006 sagrou-se Tricampeão Nacional de Trova. Ito Missioneiro, natural de São Luiz Gonzaga-RS, é igualmente acordionista, cantor, trovador e o Vice-campeão Nacional de Trova, no referido ano. O citado evento, ainda, levou a seus visitantes as apresentações de Yanmandú Costa e Borghettinho, no dia 2; de Kleiton e Kledir, no dia 3; da Orquestra Gaudéria de Baile, nos dias 4 e 5. Outras atrações foram Papas da Língua, no dia 6; Nenhum de Nós, dia 7; Tangos e Tragédias, dia 8; Super Guidis, 9; e do Teatro de Bonecos, nos dias 9 e 10 do mês de agosto de 2006. Entretanto, a 14ª Expotchê de Brasília, uma Feira que se utiliza, para seus fins comerciais, na sua designação e no seu logotipo promocional, da antiga, campeira e regional Tradição do Rio Grande, da expressão "tchê" e da Pilcha Gaúcha de Honra do Estado Sulino e dos Gaúchos Brasileiros, não poderia deixar de ter no seu Galpão Crioulo Gaúcho Sul-rio-grandense, sob pena de praticar propaganda enganosa, a presença de músicos e cantores como Julio Monteiro e Ito Missioneiro: dois legítimos representantes da tradicional, antiga e autêntica Música Regional Gauchesca e da Pilcha Oficial do Estado e do Povo Gaúcho do Rio Grande do Sul!

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
11/06/2010 11:33:14 delcionir anacleto alemao - rio brilhante / MS - Brasil
Julio Monteiro dispensa qualquer comentário. Um forte quebra-costela, Julio!
Sítio: *****
09/06/2009 12:48:01 José Itajaú Oleques Teixeira - Taguatinga / DF - Brasil
Prezado Dary. O sítio Bombacha Larga agradece a tua honrosa visita e comentário postado neste espaço cultural tradicionalista gaúcho brasileiro. E aproveitando o ensejo informamos-te que, de acordo com as Diretrizes do Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro para o uso correto da Pilcha Gaúcha Oficial e de Honra do RS, a bota típica e tradicional do gaúcho do Rio Grande pode ser a de cor preta, marrom - em todos os seus tons - ou a de couro natural, sem tingimento, como essa que Ito Missioneiro ostenta na imagem acima. As botas brancas, as de cano à meia-canela ou com o salto "cowboy", usadas pelos "modistas" do atual mercado musical, estas, sim, não são as autênticas botas da antiga Tradição dos Antepassados Gaúchos Campeiros do Pampa do Rio Grande do Sul! Com as Saudações Tradicionalistas segue a esse prezado Vivente o quebracostelas do sítio Bombacha Larga: na luta pela preservação das autênticas Tradições dos Gaúchos Sul-brasileiros!
Sítio: http://www.bombachalarga.org
09/06/2009 10:00:09 Dary I. Schaeffer - Erechim / RS - Brasil
Não o conheço e me baseio por informações de terceiros. Deve ser um grande acordeonista, trovador, expoente da nossa cultura tradicionalista, mas, aquele par de botas, nada a ver.
Sítio: *****
29/03/2009 22:46:26 silmara - joinville / SC - Brasil
Continuo procurando Ito Missioneiro" Cadê você??? Tô em Joinville...
Sítio: *****
06/12/2008 23:48:26 silmara - joinvillee / SC - Brasil
Gostaria muito de ter notícias do Ito José dos Santos, o único homem que amei na vida. Se alguém puder me dar notícias, eu agradeço.
Sítio: *****
19/09/2008 15:54:47 Teresinha Zorzo Preuss - Boa Vista do Buricá / RS - Brasil
BOA VISTA DO BURICÁ - RS. Caros amigos Ito e Júlio, estamos até hoje encantados com vossas apresentações. Nos emocionaram com a maneira como vocês vivem e passam a todos o amor e a vivência da nossa cultura gaúcha. Nós, gaúchos e prendas, estamos gratos pelos vossos trabalhos. Um grande abraço! Tere
Sítio: http://www.burica.com.br
14/12/2006 12:50:34 Rodrigo Welter - Medianeira / PR - Brasil
Grande Julio Monteiro, o melhor trovador que até hoje vi... Está pra nascer um índio bom como esse!!! Eu o conheci na viagem para o Rodeio Nacional (FENART) em Sorriso-MT ano de 2003, quando ele conquistou o título de Bicampeão Brasileiro. Em 2007 vou tentar encontrar esta figura do tradicionalismo gaúcho no FENART que acontecerá em Pato Branco-PR. Um quebra-costela pra você Júlio Monteiro!
Sítio: *****
07/06/2006 20:24:18 diniz - São Paulo / SP - Brasil
Olá é disso que gosto..!!!!
Sítio: *****
Listados 8 Comentários!
Untitled Document