Usuário:
 
  Senha:
 
 

Inezita Barroso:
Balaio

 

10/06/2006 21:55:50
BALAIO: UMA DANÇA FOLCLÓRICA SUL-RIO-GRANDENSE!
 
Balaio: uma das Danças Folclóricas do Rio Grande do Sul!
............................................................................

Balaio é Dança Folclórica Gaúcha Sul-rio-grandense constituída por duas partes distintas: uma sapateada e com sarandeios, apresentando características do Ciclo do Fandango, e outra com o girar de rodas concêntricas, que apresenta as características das contradanças, com canto e dança se processando simultaneamente, sem interrupção da dança para a execução do canto. O nome da dança origina-se da forma rodada formada pelos vestidos das prendas após o giro e o ato de elas se abaixarem, o que lembraria o formato de um cesto. A respeito da melodia do Balaio, Augusto Meyer, em seu Guia do Folclore Gaúcho, afirma: O balaio é brasileiro da gema e procede do nordeste. Chula baiana, ou Lundu pernambucano, entrou nos fandangos do Sul sem perder a marca original, como o atestam a redundância da negativa em: ‘não quero balaio não’ e a coincidência quase perfeita de algumas estrofes com as versões colhidas em Pernambuco e na Bahia, por Pereira da Costa e Vale Cabral. Contudo, preferimos a versão de Roque Callage, o qual nos diz ter sido o Balaio trazido dos Açores para o Rio Grande do Sul. Ora, a maioria das Danças Folclóricas Gaúchas Sul-rio-grandenses têm influência européia. Por que, então, somente o Balaio não teria? E se hoje compositores, em busca de rima para seus versos, tratam a gaita ou cordeona gaúcha como sanfona; a cancha do Rodeio Crioulo Gaúcho do Rio Grande como arena; o cambicho como chamego; e tantas outras impropriedades regionalista-tradicionais gaúchas sul-rio-grandenses, por que a palavra não, com o finalidade de rima, não poderia estar ao final de um dos versos do Balaio? Por essas razões é que discordamos da afirmação de Augusto Meyer e acatamos o posicionamento do santamariense Roque Callage, para consideramos a Dança Folclórica Gaúcha Balaio como uma das antigas danças dos Gaúchos Campeiros do Pampa Sul-rio-grandense, herdada de um dos elementos formadores da população, do território e da Tradição Regional do Estado do Rio Grande do Sul: o Povo Açoriano!

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
28/04/2015 10:22:15 gui - sao gabriel do oeste / MS - Brasil
gostei da dança e eu vou dançar na minha escola
Sítio: *****
12/06/2014 12:21:33 gu - sao paulo / SP - Brasil
Adorei!
Sítio: *****
24/04/2014 20:06:24 patty samara - imbe de mina / MG - Brasil
Vamos dançar essa dança cultural na minha escola. É um trabalho mt criativo.
Sítio: *****
20/08/2013 17:35:19 neusa - cascavel / PR - Brasil
Vejam que coragem... fomos convidados para dançar e tamo treinando, chê!!!!, o balaio num casamento no Peru, e ninguém está acostumado mais a este baile, e vamos dançar...
Sítio: *****
19/06/2013 17:47:16 Luiza - Cristal / RS - Brasil
Muito legal !!!!
Sítio: *****
10/06/2012 19:55:52 Fernando Almeida Poeta - Canoas / RS - Brasil
Estarei autografando meu Livro "Fronteira e Pampa" na 28ª feira do livro de Canoas dia 14 às 17h no café literário, praça da bandeira.
Sítio: http://http://fernandoalmeidapoeta.blogspot.com.br/
23/08/2011 10:48:58 jessica keller - vera cruz / RS - Brasil
Essa é uma dança muito interessante para se mostrar a outras culturas.
Sítio: *****
Listados 7 Comentários!
Untitled Document