Usuário:
 
  Senha:
 
 

Noel Guarany:
Missioneirita

 

17/06/2006 14:18:34
O VESTIDO DE PRENDA DAS GAÚCHAS BRASILEIRAS!
 
Yedda: 1a Prenda Veterana da Federação Tradicionalista Gaúcha
do Planalto Central, na 14a EXPOTCHÊ de Brasília-DF!
............................................................................

A indumentária tradicional gaúcha brasileira é um Patrimônio Cultural antigo herdado dos antepassados da campanha do Rio Grande do Sul. Por isso, para usar um Vestido de Prenda é preciso que a mulher gaúcha tenha o conhecimento de algumas regras. Assim não estaremos deturpando a antiga, campeira e verdadeira Tradição Gaúcha do Rio Grande do Sul. Para atingirmos esse objetivo, é bom que se sincronize cores e padrões de acordo com a idade, o tipo físico e a estação climática. Deve-se evitar, também, aquelas cores berrantes e o excesso de detalhes, como, por exemplo, os babados. O vestido de cor branca somente deve ser usado por noivas e debutantes em saraus. Apesar de ser o vestido de uma só peça a indumentária preferencial da mulher gaúcha brasileira, os modelos de saia e casaquinho podem ser usados por prendas adultas e senhoras, preservando-se, assim, a elegância. Porém, tal modelo não é recomendado para as prendas jovens. A saia de armação deve ser de cor branca e tem a função de sustentar o rodado do vestido. É preciso lembrar, entretanto, que o exagero quanto ao volume da saia deturpa toda a vestimenta da prenda, a qual não se compara aos vestidos franceses; os vestidos representativos das antigas gaúchas do interior do Rio Grande do Sul não têm esses excessos. O uso de decotes, que não resguardam seios e ombros, deve ser igualmente evitado; se for usado deve ser leve, para não atentar contra o tradicional recato das antepassadas mulheres pampeanas do Rio Grande do Sul. Devem ser evitados, ao máximo, o uso de brasões estampados, fitas ou tecidos com as cores da Bandeira do Estado do RS. As prendas mirins podem usar vestidos de cores alegres, com uma saia de armação delicada. Os vestidos das integrantes de Invernadas Artísticas não têm a necessidade de serem totalmente iguais, como se fossem uniformes. A padronização de modelos e cores fere a individualidade de cada uma das prendas, a coerência regionalista-tradicional sul-rio-grandense e a propriedade tradicionalista gaúcha brasileira, configurando-se essa uniformidade em um grave atentado cometido contra os quesitos originalidade e autenticidade. Também não se deve combinar as cores da indumentária da prenda com as das peças da pilcha masculina, assim como não se deve usar a bombacha feminina fora das participações em provas campeiras ou cavalgadas rurais. Atentando para os fundamentos do adequado uso do Vestido de Prenda, as Mulheres Tradicionalistas Gaúchas Brasileiras estarão cultuando, preservando, retransmitindo e corretamente divulgando, para o mundo, a antiga e verdadeira Tradição Gaúcha do Rio Grande do Sul: um Patrimônio Cultural antigo herdado dos antepassados interioranos do Pampa Sul-brasileiro!

 

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
09/03/2011 16:28:47 José Itajaú Oleques Teixeira - Brasília / DF - Brasil
Prezada Rose. O sítio Bombacha Larga agradece a tua honrosa visita e a comunicação postada neste espaço cultural tradicionalista gaúcho. Em resposta, informamos-te que a pilcha mais indicada para a Dança Folclórica Sul-rio-grandense Chula é a bombacha, a calça larga dos Campeiros do Pampa do Rio Grande do Sul, e seus complementos: botas de cano alto (não brancas), camisas claras de mangas longas, guaiaca (cinturão com bolsas), lenço de pescoço, nas cores vermelha, branca, verde, azul, amarela ou carijó, atado com um dos nós tradicionais do Rio Grande, e chapéu de cores escuras e tapeado na testa. Na região de São Paulo há alguns Centros de Tradições Gaúchas, nos quais poderás encontrar apoio na obtenção da referida indumentária tradicional e típica da atual Pilcha Gaúcha Oficial e de Honra do Estado do RS. Uma delas, de acordo com a página do Movimento Tradicionalista de são Paulo - www.mtgsp.com.br - é o CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS BARBOSA LESSA - PATRÃO: OSÓRIO HENRIQUE FURLAN JÚNIOR - ENDEREÇO: Rua Bento Barbosa, 208 BAIRRO Chácara Santo Antonio - SÃO PAULO - SP CEP: 04716-020 TELEFONES: (11) 3641-0056 – 9223.1119 - 3864.8654 - www.ctgbarbosalessa.org.br - CHASQUE ELETRÔNICO: ro.wag@terra.com.br / ffighera@uol.com.br / priskwhp@hotmail.com . Desde já desejamos-te sucesso nessa empreitada. Com as Saudações Gauchescas segue um forte abraço a essa prezada Vivente!
Sítio: http://www.bombachalarga.org
08/03/2011 22:51:26 Rose - sao paulo / SP - Brasil
Gostaria de saber se vcs podem me informar onde encontrar uma roupa de dança Chula. Trabalho na TV Globo e estou precisando alugar ou comprar uma. Se souberem de algo, entrem em contato comigo o mais rápido possível. Obrigado! Rose Gasparotto
Sítio: *****
14/02/2011 16:58:23 Bombacha Larga - Brasília / DF - Brasil
Prezada Adriana. O sítio Bombacha Larga agradece a tua honrosa visita e a comunicação postada neste espaço cultural tradicionalista gaúcho. Em resposta, informamos-te que 9 (nove) valsas foram enviadas, via correio eletrônico, para o ensaio de pai e filha. Desde já, desejamos a todos, especialmente à Prenda Debutante, um ótimo e tradicional Sarau da Prenda Jovem. Com as Saudações Tradicionalistas segue o nosso quebra-costelas cinchado a essa prezada Prenda Gaúcha!
Sítio: http://www.bombachalarga.org
13/02/2011 20:19:16 adriana ribeiro farias - torres / RS - Brasil
Minha filha fará 15 anos e a festa vai ser tradicionalista. Ela vestirá um lindo vestido de prenda e gostaríamos de saber algumas valsas, para que ela dance com o pai dela. Obg.
Sítio: *****
20/07/2010 21:26:11 Roseli - Medianeira / PR - Brasil
Tradição dos vestidos de prendas gaúchas.
Sítio: http://www.bombachalarga.org/ver_materia.php?id=217
19/04/2010 21:51:27 simonefraga - viamao / RS - Brasil
Adorei a matéria. Acho que falta a nós, mulheres gaúchas, resgatar a nossa tradição, da qual o vestido faz parte. Com ele nos vestimos muito bem, a mulher fica elegante. E é lindo de ver os vestidos de prenda. E eu os adoro muito, desde pequena.
Sítio: *****
22/01/2010 21:02:16 Àgatha - Porto Alegre / RS - Brasil
Pra amiga Madelaine, ali de cima. Concordo que as prendas do meu estado deveriam seguir mais as tradições, pois sou prenda de C.T.G e conheço todas as regras. O único erro que tivestes no teu comentário foi falar que os vestidos de prenda se pareciam com os de quadrilha. Os vestidos da guria gaúcha são mais contemporâneos; eles têm menos renda e babados. Claro, sem querer desmerecer os vestidos do teu estado, que eu particularmente acho lindos. Bom saber que acham as tradições do meu pago(estado) bonitas. Confesso que, bah, me sinto lisongeada quando falam bem da minha querência(terra). Apareçam por aqui, e um Grande Quebra Costela, Tchê!
Sítio: *****
07/01/2010 15:15:17 JOSILENE FRIEDRICH - SÃO BENTO DO SUL / SC - Brasil
OLÁ! PARABÉNS PELA MATÉRIA. ESSE TIPO DE DICAS É MUITO IMPORTANTE, PORQUE O Q SE VÊ HOJE EM DIA NOS BAILES E FORMATURAS, MINHA NOSSA, É DE ARREPIAR OS CABELOS: PRENDAS MAXIXANDO, ENFIM, COISAS Q NÃO SÃO BOAS. BOM, EU E MEU MARIDO PARTICIPAMOS DE UMA INVERNADA EM NOSSA CIDADE E GOSTARÍAMOS, SE FOSSE POSSÍVEL, DE MANDAR ALGUNS MODELOS DE VESTIDOS E DE PILCHAS PARA PEÕES, PARA FAZERMOS, OK? UM ENORME ABRAÇO E ATÉ MAIS!
Sítio: *****
15/09/2009 12:41:43 maria carolina - indianópolis / PR - Brasil
Oi, pessoal! Gostei muito dessas informações, pois faço parte de um grupo de danças gaúchas chamado ESPERANÇA GAÚCHA !!! Agora, vou passar para todos do meu grupo esses ótimos conhecimentos adquiridos nesse texto. Brigada!!!
Sítio: *****
29/07/2009 17:13:27 Rita de Cassia G. Bourscheit - General Câmara / RS - Brasil
Olá! Gostaria de umas informações. Estamos montando aqui, em nosso DTG João Canabarro, duas Invernadas: uma Mirin e outra Pré-mirin; temos em torno de 44 crianças da escola. Gostaria que nos informassem como conseguir modelos de indumentárias para as crianças. Aguardo uma resposta...
Sítio: *****
23/07/2009 19:46:38 José Itajaú Oleques Teixeira - Brasília / DF - Brasil
Prezada Luciana. O sítio Bombacha Larga agradece a tua honrosa visita e a comunicação postada neste espaço cultural tradicionalista gaúcho. Em resposta, caso vocês estejam pensando em formar uma Invernada com vestidos da mesma cor, informamos-te que, a exemplo de Paixão Côrtes, também discordamos da padronização de modelos e de cores nos vestidos de uma Invernada Artística de Danças Folclóricas Sul-rio-grandenses, assim como consideramos uma incoerência cultural regionalista-tradicional sul-rio-grandense e uma impropriedade tradicionalista gaúcha brasileira uma Invernada apresentar seus peões trajados com uma indumentária de modelos e cores iguais ou com indumentárias folclóricas e tradicionais misturadas. Assim, além de enviarmos-te algumas fotos de Invernadas e prendas, indicamos-te a consulta às Diretrizes do MTG/RS para o uso da Pilcha Gaúcha Feminina, publicadas na data de 04.12.2007 e arquivada no espaço Notícias deste sítio. Desde já parabenizamos a todos os integrantes da futura Invernada de Danças, desejando plenos sucessos e felicidades nessa bela iniciativa cultural. Com as Saudações Tradicionalistas segue o nosso fraterno quebracostelas a essa prezada Prenda Gaúcha!
Sítio: http://www.bombachalarga.org
23/07/2009 14:18:19 luciana custodio - pelotas / SC - Brasil
Olá! Estamos montando uma Invernada Juvenil dentro do nosso CTG e gostaríamos de sugestões quanto ao modelo de vestido na cor amarela...
Sítio: *****
24/04/2009 10:01:21 ALEXANDRE - SÃO PAULO / SP - Brasil
Olá, bom dia! Gostaria de saber se vocês tem algum endereço de loja de pilchas e vestidos de prenda, aqui em São Paulo, pois eu moro aqui e não conheço; se tiver algum site, agradeço!
Sítio: *****
08/09/2008 18:19:00 José Itajaú Oleques Teixeira - Guará / DF - Brasil
Prezada Daniele. O sítio Bombacha Larga agradece a tua honrosa visita e a comunicação postada neste espaço cultural tradicionalista gaúcho. Em resposta, informamos-te que no "banner" da Boutique da Tradição, disponibilizado na página principal deste sítio, há o número de um telefone de Brasília onde poderás obter maiores informações referentes ao aluguel de Vestidos de Prenda. Saudações Tradicionalistas e um quebra-costelas cinchado a essa prezada visitante!
Sítio: http://www.bombachalarga.com.br
08/09/2008 10:48:11 Daniele Bezerra - Brasília / DF - Brasil
Olá! Gostaria de alugar uns vestidos de prenda, URGENTE, PARA ESTE SÁBADO. Vocês podem me passar alguns endereços de lojas EM BRASÍLIA? Preciso de vestidos belíssimos. Grata. Daniele
Sítio: *****
16/08/2008 04:12:26 ana - são paulo / SP - Brasil
Olá. Moro em São Paulo e gostaria de alugar um vestido de prenda. Vocês podem me passar alguns endereços de lojas que tenham a indumentária gaúcha feminina? Grata pela atenção, Ana
Sítio: *****
24/06/2008 16:31:50 José Itajaú Oleques Teixeira - Guará / DF - Brasil
Prezada Andressa. O sítio Bombacha Larga agradece a tua honrosa visita e a comunicação postada neste espaço cultural tradicionalista gaúcho. Em resposta, informamos-te que temos na nossa página principal um "banner" da Boutique da Tradição, de Passo Fundo-RS, cujo contato aqui em Brasília é por meio dos telefones (61) 3368-8804 e 8114-5033, com Tânia. Um abraço!
Sítio: http://www.bombachalarga.com.br
23/06/2008 22:42:29 Andressa - Sobradinho / DF - Brasil
Olá! Estou a procurar um vestido de prenda mirim para minha irmã, que terá uma apresentação em início de Julho no colégio, para representar as tradições gaúchas. Gostaria de alugar aqui em Brasília ou comprar um pronto, mas não sei onde encontrar nem os preços prováveis. Alguma dica? Grande abraço gaúcho aqui de Brasília! Andressa
Sítio: *****
16/04/2008 10:50:50 José Itajaú Oleques Teixeira - Guará / DF - Brasil
Prezada Prenda Aline. O sítio Bombacha Larga agradece a tua honrosa visita e a comunicação postada neste espaço cultural tradicionalista gaúcho. Em resposta, informamos-te que, em breve, estaremos enviando-te alguns modelos de Vestido de Prenda Mirim. Para isso, solicitamos que envies um chasque para nós, pelo item Fale Conosco, do Menu de Opções de nossa página, com o teu e-mail. E aproveitando a oportunidade, indicamos-te, para leitura, a Notícia de 04.12.2007, arquivada no espaço Notícias. O tema, ainda, sugere a este sítio uma matéria específica, a qual estaremos publicando com o fim de esclarecer eventuais dúvidas a respeito da melhor apresentação do Vestido de Prenda Mirim. Saudações Tradicionalistas e um respeitoso quebra-costelas a essa prezada visitante e amiga do sítio Bombacha Larga!
Sítio: http://www.bombachalarga.com.br
15/04/2008 11:12:30 Aline - Caxias do sul / RS - Brasil
Olá! Minha pequena está no CTG, mas todos estão reclamando dos vestidos da Mirin, que realmente estão muito feios, ficando, assim, feias as apresentações. Vocês teriam alguns modelos de vestidos para nos ajudar a dar idéias para a Patronagem? Abraços!
Sítio: *****
26/03/2008 11:30:48 denise boita rembold - iraí / RS - Brasil
Gostei muito desta matéria; fala tudo em poucas palavras. Sou professora de dança artística e de salão do Minuano, CTG daqui de Iraí-RS. E é muito bom ver esse tipo de artigo.
Sítio: *****
21/09/2007 10:26:09 Madelaine Eltz - Recife / PE - Brasil
amei esta reportagem e tamben concordo,nossa cultura deve ser preservada,gostaria de pedir as prendas amigas modelos de vestidos,pois aqui no Recife não temos lojas e quando mando fezer fica igual a roupa de quadrilha pois e muito parecida,desde ja agradeço
Sítio: *****
05/06/2007 17:52:42 leticia - viamão / RS - Brasil
eu concordo com as leis para usar os vestidos de prensda . . .
Sítio: *****
23/06/2006 13:24:44 Maicon Preuss - sapiranga / RS - Brasil
ESTAS MATÉRIAS DO BOMBACHA LARGA SÃO DE TIRAR O CHAPÉU, COMO SERIA BOM SE OUTROS SITES TIVESSEM ESTE EMPENHO QUE VOCES TEM, PARABÉNS
Sítio: *****
18/06/2006 11:37:42 Gisele Rodrigues Ramos - Santa Rosa / RS - Brasil
Realmente a matéria esta muito boa. Parabéns ao Bombacha e um abraço a todos os meus amigos campeiros!!
Sítio: *****
18/06/2006 07:38:48 Viviana Braun - Goiania / GO - Brasil
Bah mt boa essa matéria!!
Sítio: *****
17/06/2006 14:38:20 Tatiane - Sorriso / MT - Brasil
Muito boa essa matéria!!Parabéns!!Essas matéria informativas são as melhores!!Além da música animada que empolga a gente!!Parabéns Bombacha Larga!!
Sítio: *****
Listados 27 Comentários!
Untitled Document