Usuário:
 
  Senha:
 
 

Os Mateadores:
Esta Cordeona

 

07/07/2006 03:30:30
O MAIOR GAITAÇO DO MUNDO, DE ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL!
 
Gaita e Gaiteiro: valores da cultura regionalista-tradicional
dos gaúchos campeiros do Sul do Brasil!
............................................................................

“Chapéu na cabeça, lenço no pescoço e gaita nas mãos". Assim o repórter Leandro Becker, do Diário da Manhã, de Carazinho-RS, inicia a notícia publicada no dia 25 de abril de 2006, na qual relata o feito do dia 23, na cidade de Almirante Tamandaré do Sul-RS. Os 784 gaiteiros, oriundos de trezentos municípios e alguns do exterior, tocaram dez músicas em conjunto. Essa 4a edição do Gaitaço veio a quebrar o recorde mundial de gaiteiros reunidos em uma execução musical, pertencente até então à Holanda, cujo registro consta 566 gaiteiros tocando simultaneamente. Um dos coordenadores do evento, Sérgio Oliveira, disse que, independentemente da concretização da conquista, o que vale é a festa, declarando que: "Um povo sem cultura é um povo sem raiz. Mesmo que não consigamos entrar no livro dos recordes já temos o maior evento do Brasil e do mundo. Gaúcho não precisa de documento, pois sua identidade é a pilcha, o traje e a fisionomia". E entre os integrantes desse IV Gaitaço estavam desde crianças de 5 anos até gaiteiros veteranos de 85, como o Tio Pedrinho, o qual presenteou o público com uma apresentação "flor de especial". Leandro Becker finaliza a sua matéria constatando que é por conta de todas essas particularidades que a cidade gaúcha de Almirante Tamandaré do Sul tem o orgulho de se considerar a Terra do Maior Gaitaço do Planeta. Agradecemos a gentil colaboração de Rivelino Zirbes, de Belo Horizonte-MG, pela remessa das presentes informações ao Bombacha Larga. Sua prestimosa contribuição permitiu-nos o conhecimento e a possibilidade de divulgação desse importante evento envolvendo a gaita, instrumento musical popularizado no Brasil pelos imigrantes italianos. Realmente, a cordeona, seja a pianada ou a de botão, reveste-se de particular importância na tradição dos gaúchos campeiros do Rio Grande do Sul. Animando os bailes do interior, por muito tempo solita, ela contribuiu para a formação da autêntica música regionalista-tradicional gaúcha sul-rio-grandense. Depois, ao lado do violão e do pandeiro, embalou peões e prendas nos fandangos gaúchos do Garrão-sul do Brasil. Por toda a história da gaita e pela relevância que a mesma tem na música regional gaúcha do Rio Grande, é que os organizadores do Gaitaço de Almirante Tamandaré do Sul recebem os cumprimentos deste espaço cultural tradicionalisa gaúcho. Que eles continuem a reunir gaiteiros e a elevar a gaita gaúcha ao lugar que ela merece estar: no alto de todas as consciências tradicionalistas e gaúchas brasileiras!

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
06/12/2007 21:29:33 josefina - ati açu / RS - Brasil
Almirante Tamandaré é show! VALEU!
Sítio: *****
19/07/2006 16:33:42 Ricardo - San Luis / Argentina
Hermanos del Brasil (Rio Grande do Sul, Porto Alegre; Santa Catarina, Paraná). Este argentino los quiere mucho y les envia un fuerte abrazo. Y viva el chamame y el futbol... Ricardo Corona (San Luis- Argentina), pero soy da provincia de Corrientes.
Sítio: *****
08/07/2006 20:25:57 Rivelino Zirbes - Belo horizonte / MG - Brasil
Parabéns ao site Bombacha Larga e obrigado por publicar mais um feito do nosso Povo Gaúcho, que realmente leva no pé da letra o Tradicionalismo. Abraços! Rivelino
Sítio: *****
07/07/2006 22:35:34 Alfredo Soares - Porto Alegre / RS - Brasil
Gostei de encontrar este site nas minhas andanças na Net. Espero que dê certo, pois faz muita falta! Sorte!!!
Sítio: *****
Listados 4 Comentários!
Untitled Document