Usuário:
 
  Senha:
 
 

Berenice Azambuja:
Rodeio de Vacaria, de José Mendes

 

26/07/2006 10:22:56
A TRADIÇÃO E A MEMÓRIA CULTURAL DOS GAÚCHOS DO RIO GRANDE!
 
Lidas de campo: a essência da Tradição Regional dos Antepassados
Gaúchos Campeiros do Pampa Sul-brasileiro!
............................................................................

A Identidade e a Memória Cultural Regionalista-tradicional do Povo Gaúcho Sul-brasileiro só persistirão se preservada a antiga e campeira Tradição dos Antepassados Pampeanos do Rio Grande do Sul. Mas o que vem a ser Tradição Gaúcha Brasileira? Para Salvador Lamberty a tradição é o ato de transmitir os fatos culturais de um povo, através de suas gerações. É a transmissão das lendas, narrativas, valores espirituais, acontecimentos históricos, hábitos inveterados, de pais para filhos. É a memória cultural de um povo. É um conjunto de ideias, usos e costumes, recordações e símbolos, conservados pelos tempos, pelas gerações. No Minidicionário Guasca, extraído do Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul, de autoria dos irmãos Zeno e Rui Cardoso Nunes (Martins Livreiro Editor, 1986, p 151), Tradição Gaúcha quer dizer vocábulos usados no plural, significando o rico acervo cultural e moral do Rio Grande do Sul no campo literário, folclórico, musical, usanças, adagiário, artesanato, esportes e atividades rurais. Portanto, pode-se dizer que Tradição Gaúcha Brasileira é o ato de repassar às novas e futuras gerações, de forma preservada, o conjunto de usos, costumes e demais aspectos culturais regionalista-tradicionais recebidos dos antigos gaúchos campeiros do Pampa do Rio Grande do Sul, incluído aí o culto consciente à memória dos feitos históricos do Povo Sul-rio-grandense. Por isso, devem os gaúchos brasileiros - especialmente os Tradicionalistas - orgulharem-se de possuir tão bela Tradição, preservando-a de acordo com suas origens antigas, campeiras e nativas do Estado Garrão-sul do Brasil, evitando os modismos urbanos e as importações mercadistas patrocinadas pela Nova Ordem Mundial. Só dessa forma é que poderão estar sendo mantidas e preservadas a Identidade e a Memória Cultural Regionalista-tradicional dos Gaúchos do Rio Grande!

 

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
28/07/2008 09:30:55 José Itajaú Oleques Teixeira - Guará / DF - Brasil
Prezados visitantes! Este espaço cultural tradicionalista gaúcho informa a todos que não mais está enviando, via e-mail, as Notícias e Matérias aqui publicadas, pelo fato de encontrar-se muito extensa a relação de cadastrados e a mesma estar sendo interpretada como "spam", por alguns provederes da Internet. Desde já agradecemos a todos os que manifestaram o interesse em receber as nossas informações e que continuam, de forma espontânea, a nos visitar. Saudações Tradicionalistas e um quebra-costelas cinchado a todos: antigos e novos visitantes do sítio Bombacha Larga!
Sítio: http://www.bombachalarga.com.br
28/07/2006 22:41:53 José Itajaú Oleques Teixeira - GUARÁ / DF - Brasil
Prezado visitante Daniel. Agradecemos o teu comentário e a tua importante participação neste espaço cultural. Em resposta ao teu questionamento, informamos-te o seguinte: provavelmente teu cadastro, realizado ao "pé da página" do BL, não tenha sido registrado corretamente. Entretanto, já o cadastramos nesta data, o que possibilitará a esse Vivente receber no endereço eletrônico pessoal as futuras informações referentes às matérias e notícias postadas neste sítio tradicionalista. Um quebra-costelas cinchado!
Sítio: http://www.bombachalarga.com.br
28/07/2006 11:48:02 Daniel - Belo Horizonte / MG - Brasil
Gostaria de saber porque não recebo nenhum e-mail das noticias? abraços Daniel
Sítio: *****
Listados 3 Comentários!
Untitled Document