Usuário:
 
  Senha:
 
 

Os Mirins:
Som Campeiro, de
Francisco Castilhos
e Albino Manique

 

28/08/2006 01:45:41
UM DIVISOR DE ÁGUAS NA CULTURA GAUCHESCA DO RIO GRANDE!
 
O Som Campeiro da antiga e regional Tradição
dos Antepassados Gaúchos Pampeanos do Rio Grande do Sul!
............................................................................

Como Tradicionalista Gaúcho Brasileiro dou graças a Deus pela criação do MTB - Movimento Tchê Brasil, entidade esta que pretende agregar todos os grupos Tchês, que com o tempo passaram a deturpar o ritmo e o compasso musical das canções regionalistas gaúchas sul-rio-grandenses. Para eles tudo vale, como misturar músicas gaúchas com quaisquer outros ritmos que estejam na mídia. A batucada invadiu o galpão, deixando os Tradicionalistas mais assustados do que cusco no meio de um foguetório. As letras? Bem, muitas delas deveriam ser censuradas pelo Juizado de Menores. Algumas deveriam ser tocadas somente nas "casas das tipas". O que dizer de "Bebo pra Caraí..."? O comportamento no palco, então, nem se fala. São gestos obscenos inadmissíveis em um baile familiar, como sempre foi o Baile do Tradicionalismo Gaúcho. Um destes Tchês, inclusive, chegou a contratar três bailarinas para ficarem rebolando, com roupas justíssimas, em frente ao palco. E pasmem, xiruzada! Apresentaram-se, assim, no palco do Rodeio de Vacaria! Esses grupos misturam funk, pagode, rock e qualquer outra coisa às músicas gaúchas e ainda se dizem Tradicionalistas Gaúchos! É claro que esses viventes têm o direito de criar ritmos e estilos próprios e, também, de se vestirem como quiserem. O que eles não podem é afirmar que aquilo que eles tocam faz parte da Tradição Gaúcha do Rio Grande do Sul. E devem, principalmente, procurar outros espaços para se apresentarem e tocarem as suas musics, pois os CTGs não são os lugares adequados para este tipo de espetáculo. Dou graças a Deus! Se o Patrão lá de riba o permitir, de agora em diante, quando me pilchar bem a caráter e sair com a minha família para saracotear em um Fandango Gaúcho, só vou ver no palco grupos da minha estirpe: bem pilchados e comprometidos com a verdadeira Tradição do Rio Grande e com os fins culturais do Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro. Não vou ter que reclamar com grupos que saem da linha. As famílias dos Tradicionalistas não terão de ver músicos rebolando e dizendo palavras de baixo calão, enquanto que, com as suas musics, assassinam a rica Cultura Regional deixada pelos nossos antepassados gaúchos sul-brasileiros. Que os Tchês sigam os seus caminhos e sejam felizes, de preferência bem longe da Tradição Gaúcha do Rio Grande do Sul e do MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho Brasileiro! (do colaborador do BL e Mangrulho do ONTGB no Sul do Brasil: Ademir Canabarro – um missioneiro!)

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
11/11/2009 16:54:19 giovana - brumado / BA - Brasil
Não gosto das suas musicas são orriveis
Sítio: http://www.orkut.com
28/08/2009 21:31:48 joao de almeida - poa / RS - Brasil
Guri, não tenho o dom da palavra. Mas, guri, tenho o dom do sentimento, que de tão grande as letras são tão pequenas e o RS enorme, grandioso. Viu? Falta o verbo, mas sobra o sentimento!
Sítio: *****
28/08/2008 13:36:47 João Batista Rodrigues ( BATISTA PROVINCIANO ) - PORTO ALEGRE / RS - Brasil
Muito bem Sr. Canabarro!!!!... Devemos considerar que tudo o que surge de novo deve ser respeitado e no mínimo analisado, para depois emitirmos uma opinião.... Parabenizo sua intenção de agregar valores culturais ao nosso dia-a-dia... Precisamos mesmo fazer com que esses deturpadores entendam que gauchismo... é diferente de MODISMO, que por sinal... é uma cópia meio abaianada, né???... Nem sequer tiveram capacidade de criar, simplesmente COPIARAM E ACELERARAM RITMOS BAIANOS... Gracias companheiro!... Fostes muito feliz na tua opinião.... Tô contigo!!! PROVÍNCIA ARTE & DANÇA ( "Dança Sinônimo de Alegria" ).
Sítio: *****
28/08/2007 08:58:00 Ivo Leovaldo Pires Pereira - Gravataí / RS - Brasil
Como membro do Conselho de Ética da 1ª Região Tradicionalista, tenho acompanhado a realização de muitos Rodeios Culturais e Artísticos, tem me chamado a atenção a falta de conhecimento ou desrespeito as normas vigentes do Tradicionalismo. Está escrito na Coletânea do MTG, que, quando se está dentro de uma entidade, não devemos estar com cobertura, mas, no último Rodeio Cultural e Artístico do CTG Carreteiros da Saudade, de Gravataí, observei que tinha mais de 50 (pseudo-tradicionalista) com chapéu na cabeça e faca na cintura, inclusive membros da Patronagem, o que caracteriza falta de conhecimento, ou, desobediência as normas que eles (Patrões), aprovaram em Convenções e Congressos.
Sítio: *****
28/08/2007 08:33:30 Ivo Leovaldo Pires Pereira - Gravataí / RS - Brasil
Buenos dia, Amigos Tradicionalistas. Tem me chamado a atenção, a preocupação dos nossos defensores da verdadeira cultura gaúcha no que se refere aos Tches. Na minha opinião, nós Tradicionalistas estamos prestando um trabalho gratuíto a eles, pois deveria-mos nos preocupar somente com as nossas tradições, e deixar de divulgar esses famigerados deturpadores da cultura que nos foi legado pelos nossos antepassados.
Sítio: *****
29/08/2006 21:29:14 Rivelino - Belo horizonte / MG - Brasil
Buenas !!! De prima, digo, que tinha que ser mesmo um CANABARRO para editar e postar uma matéria desde garbo, que muito me deixa feliz, sinto que começa,os a respirar tradicionalismo novamente, o ar começa a se purificar, e com a força dos bravos defensores culturais, com certeza sobreviveremos a mais este afronte a cultura Gaúcha, chamado Tche Music, me sinto com imensa vergonha e raiva de ver o nome TCHE metido nisto.....Deus me livre. E digo de ante mão, que tenho um tres listras bem amolado no meu costado, se necessario for, saco do meu facão e dou tres tiros nestes deturpadores culturais.
Sítio: *****
29/08/2006 17:37:39 Jorge Luis Lima da Silva - São Miguel das Missões / RS - Brasil
Ademir um abraço e parabés pelo teu comentário. As tuas palavras são as de todos os tradicionalistas que lutam pelo legado deixado pelos nossos antepassados. Junto-me a ti e a todos os que cultuam nossas tradições, para que juntos calçemos o garrão nos alicerces da história e nessa trincheira cultural nunca nos render-mos a aproveitadores e especuladores que querem mudar nossos costumes. Jorge Lima - São Miguel das Missões-RS
Sítio: *****
29/08/2006 07:27:43 Gláucio Gomez Guarche - Rosario do Sul / RS - Brasil
Bárbaro!!!!!!! Mui biem falado
Sítio: *****
28/08/2006 17:40:37 Sergio Vasconcellos - Pinheiro Machado / RS - Brasil
Me sinto na obrigação de mandar um cinchado quebra costelas a este indio macanudo por sua posição quanto a estes tais de tches, que deus permita que eles vão, mas pra bem longe dos CTGs.
Sítio: *****
28/08/2006 15:48:46 Daniel - Belo Horizonte / MG - Brasil
Buenas hermanos! Das tuas palavras faço as minhas, e se Deus nos permitir, que este movimento va, mas pra bem longe dos CTG. Abraços chinchados a todos. Daniel
Sítio: *****
Listados 10 Comentários!
Untitled Document