Usuário:
 
  Senha:
 
 

Fogo de Chão:
Tinindo Esporas, de Irmãos Bertussi

 

03/09/2006 02:46:06
UM FANDANGO GAÚCHO DE FUNDAMENTO, EM JOINVILLE-SC!
 
Fandango Gaúcho: O Baile Tradicional
do Movimento Tradicionalista Gaúcho Brasileiro!
............................................................................

"Os lampiões, outra marca registrada do local, complementaram o clima e deram o toque tradicionalista. Enquanto o chimarrão corria de mão em mão, lembrando a hospitalidade e a alegria no reencontro de peões e prendas, marcando a união de famílias e amigos, os baluartes do tradicionalismo foram homenageados e o Padre Ivan pediu a bênção do Patrão Celestial para os tradicionalistas presentes. Apresentações de Invernadas e dos grupos Rompendo Fronteiras, Dança e Tradição e Amigos do Chimarrão abrilhantaram o evento. Um dos pontos altos foi a dança da integração, uma iniciativa do Coordenador Artístico da 9a Região do MTG/SC, Luiz Henrique, que também é Posteiro da Invernada do CTG Esteio da Tradição, de Barra Velha, que chamou os convidados, autoridades e tradicionalistas presentes para trocarem de par e dançarem o Maçanico. Os Bertussi... Ah... Os Bertussi. Há quanto tempo não dançávamos ao som de músicas verdadeiramente tradicionalistas, voltando às raízes da nossa cultura, diante de violões, gaita, cantor campeiro, com os músicos 100% pilchados, dentro do que manda a nossa tradição, e sem corcoveios e batucadas que distorcem a nossa música, ferem nossos ouvidos e nos irritam mais do que divertem. Dançamos tanto, que no dia seguinte ficamos doidos. Mas valeu a pena. A presença de 90% do público que compareceu ao baile pilchado, chamou a atenção dos presentes, dos convidados e das autoridades que vieram de várias querências do Estado. Joinville deu uma demonstração de que faz jus ao título que alguns tradicionalistas locais de renome têm lhe dado: a cidade mais tradicionalista de Santa Catarina" (Véra Regina Friederichs - Jornal Desgarrados da Querência - n. 9 - Agosto de 2006). O sítio Bombacha Larga cumprimenta a comunidade tradicionalista de Joinville-SC, pelo respeito à Cultura Regionalista-tradicional dos Gaúchos Campeiros do Pampa Sul-rio-grandense, pela observância às previsões culturais do Tradicionalismo e pelo efetivo exercício da prática tradicionalista coerente com as autênticas, as antigas Tradições dos Antepassados Gaúchos do Pampa Sul-Brasileiro!

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
03/09/2007 15:04:15 José Itajaú Oleques Teixeira - Guará / DF - Brasil
Prezada Grasiela. Algumas fotos podem ser visualizadas no espaço Sítios Gaúchos do Menu de Opções, sob o título ÁLBUM DE FOTOS: 14. FEGARP/RODEIO/JOGOS! Saudações Tradicionalistas e um quebra-costelas cinchado!
Sítio: http://bombachalarga.com.br
03/09/2007 14:53:42 Grasiela Gonçalves Perez - Boa-Vista / RR - Brasil
Gostaria de saber se no sítio bombacha larga tem as fotos do baile Pad-Df, para poder visualizar. Um grande abraço e parabéns pela excelente qualidade da página de vcs.
Sítio: *****
03/09/2006 20:52:09 José Itajaú Oleques Teixeira - Guará / DF - Brasil
Prezado Jefferson. O sítio Bombacha Larga agradece a tua honrosa visita e o comentário postado neste espaço cultural tradicionalista gaúcho brasileiro. Como uma forma de melhor esclarecer a questão do uso da faixa pelas Prendas Gaúchas, informamos-te que a mesma representa um título conquistado com muito esforço e esmero pelas candidatas eleitas nos diversos Concursos de Prendas. Estas, no desempenho de seus cargos, têm o dever e o direito de ostentar suas faixas em todas as atividades tradicionalistas oficiais de que participem (nos casos em que a Prenda venha a concorrer em modalidades como a de Danças Folclóricas Sul-rio-grandenses, por exemplo, naturalmente que ela não poderá estar usando sua faixa nessas apresentações coletivas). Portanto, em um baile ou em um fandango gaúcho oficial do Tradicionalismo devem, sim, as Primeiras, Segundas e Terceiras Prendas Gaúchas portarem suas respectivas Faixas. O que é de se salientar, por oportuno, é que o peão, no ato de dançar com uma dessas Prendas, deve colocar sua mão direita por baixo da faixa. Isso nem sempre ocorre, seja pelo motivo de um momentâneo esquecimento seja por mera falta de conhecimento tradicionalista. O certo é que não cabe ao sítio BL a incumbência de postar fotos que revelem somente aquilo que se considera o correto no Tradicionalismo, até porque essa é uma tarefa cada vez mais difícil de ser cumprida no próprio MTG Brasileiro. Imagens que venham a instigar a curiosidade, o senso crítico construtivo e a busca de informações culturais por parte daqueles que as observam também faz parte da proposta deste espaço tradicionalista. É com os Departamentos Culturais das Entidades Tradicionalistas que está a grande missão de informar e formar, junto a seus integrantes, os tão necessários conceitos tradicionalistas, relegados, nos dias atuais, a um entorpecido e profundo esquecimento. Mais uma vez, agradecemos a tua prestimosa colaboração e a relevante contribuição para com os objetivos almejados por este espaço cultural tradicionalista gaúcho brasileiro. Um quebracostelas cinchado a esse prezado Vivente!
Sítio: http://www.bombachalarga.com.br
03/09/2006 13:08:26 Jefferson souza - joinville / SC - Brasil
Gostaria de fazer uma comentario sobre a foto que publicaram no site do baile do PAD-DF onde aparece a prenda dancando com a faixa pois segundo meus conhecimentos tradicionalista e proibido dancar com faixa.
Sítio: *****
Listados 4 Comentários!
Untitled Document