Usuário:
 
  Senha:
 
 

Os Mirins:
Respeito ao Gaúcho, de Francisco Castilhos e Albino Manique

 

24/09/2006 15:02:34
UM SONHO CALIFORNIANO NO DIA DO GAÚCHO, EM PELOTAS!
 
Um sonho pelotense, no Dia Maior do Gaúcho Brasileiro!
............................................................................

Os Dias 20 de Setembro da próspera e cultural cidade de Pelotas-RS, parecem estar sempre permeados de algumas inusitadas e não-gratas surpresas. O Desfile Farroupilha de 2005, por exemplo, marcado esteve por tumultuosos desencontros de propósitos. Do lado dos Tradicionalistas Gaúchos e organizadores do evento, o desejo de que todos os participantes do Desfile Farroupilha seguissem o mínimo de coerência regional nas comemorações do Dia Maior do Gaúcho Brasileiro e da Revolução Farroupilha, ou seja, que desfilassem adequadamente pilchados, em homenagem ao Tradicional Jeito Gaúcho Campeiro e Sul-rio-grandense de Vestir. De outro lado aqueles que, não tendo afinidade alguma com as coisas tradicionais dos gaúchos do Rio Grande, insistiam em desfilar sem respeitar regra alguma, isto é, de acordo somente com as suas preferências pessoais. Houve, inevitavelmente, confusão. No entanto, não há que se confundir Desfile Farroupilha com um desfile qualquer, sem objetivo histórico-cultural algum e sem qualquer tipo de organização. E no ano de 2006, o que se viu em Pelotas? Outro disparate! Na abertura dos festejos do Dia do Gaúcho e da Semana Farroupilha, segundo a matéria de Álvaro Guimarães, publicada no Jornal Diário Popular, do dia 22 de setembro, estudantes de Pelotas desfilaram ao som de California Dreamin’, tocada por uma banda marcial do Colégio Santa Mônica. A canção foi o primeiro e maior sucesso do Grupo The Mamas & The Papas, composto por John Phillips, Cass Elliot, Denny Doherty e Michelle Phillips. A referida banda americana apresentou-se de 1965 a 1968, lançando cinco álbuns e emplacando dez sucessos, dentre os seus compactos mais vendidos. Mas é Califórnia Dreamin’ a música mais conhecida do grupo. A tradução da letra, de John Fhillips e Michelle Phillips, é a seguinte: “Todas as folhas são marrons e o céu é cinza. Eu fui passear em um dia de inverno. Eu estaria seguro e morno se estivesse em Los Ângeles. Sonhos dos californianos em um dia de inverno. Parei em uma igreja, pela qual eu passei no caminho; eu me abaixei, ajoelhei e fingi rezar. Você sabe que o pastor gostou do resfriado? Ele sabe que eu vou ficar... Sonho dos californianos em um dia de inverno...”. Talvez, para muitos dos gaúchos de Pelotas, o teor dessa composição venha a refletir aquele mesmo e acalentado sonho dos habitantes da cidade de Governador Valadares-MG. Mas, por uma questão de coerência e respeito à Cultura Regionalista-tradicional Gaúcha de seu Estado, certamente que o mesmo não deveria ter sido revelado em pleno Desfile Farroupilha e no Dia Maior do Gaúcho Brasileiro, que diga-se: não é o mesmo que Dia Maior do Sul-rio-grandense! Muito menos, ainda, deveria ter sido ele permitido pelos tradicionalistas que integram a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha daquela renomada e cultural cidade de Pelotas, por uma questão de coerência e respeito à Cultura Tradicional e à História Regional do Bravo Povo Gaúcho do Estado do Rio Grande do Sul!

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
24/09/2007 15:03:40 Grasiela G. Perez - Boa-Vista / RR - Brasil
Fico muito triste com toda essa distorção que existe em torno da tradição gaúcha. Às vezes, temo pela nova geração. Será que eles vão conseguir ver algum desfile farroupilha, sem tanta alegoria? Será que eles irão conseguir ir a um autêntico Baile Campeiro? Vemos cada aberração que só nos resta torcer para que os verdadeiros tradicionalistas não desaminem em sua empreitada, que é mostrar a quem tiver interesse o verdadeiro valor da cultura gaúcha. Um grande abraço a todos os tradicionalistas.
Sítio: *****
24/09/2007 09:36:58 elias soares - cascais-portugal / RS - Portugal
Nem vale a pena comentar esse absurdo! Sou gaúcho de Encruzilhada do Sul, mas moro há 6 anos em cascais.
Sítio: *****
27/09/2006 17:11:26 Guimarães - Porto Alegre / RS - Brasil
Nós, soldados do Tradicionalismo correto, tapamos a cara de vergonha quando vemos essas coisas acontecerem. Nessa hora os Tradicionalistas que permitiram esse disparate deveriam se esconder, tal a afronta que fizeram. Também deveriam deixar de se dizer Tradiconalistas, pois com esse exemplo mostra bem o que são: tudo, menos Tradicionalistas Gáuchos!
Sítio: *****
27/09/2006 16:47:59 Valdemar Engroff - Alvorada / RS - Brasil
Mas é uma pouca vergonha... Onde já se viu aqui no Rio Grande permitirem uma barbaridade destas... Lamentavelmente aconteceu na culta cidade de Pelotas, aqui no meu Estado. Já tenho sérias restrições às distorções que acontecem aos borbotões na menina dos olhos de muitos no RS: o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, onde predomina o altíssimo consumo de bebida alcoólica, ponteando a CACHAÇA. Tanto é que lá eu não sujo as minhas botas. Agora o acontecido na cidade Princesa do Sul foi pior, FOI TERRÍVEL, uma afronta ao Tradicionalismo Gaúcho. Valdemar Engroff - Diretor de Divulgação da 1ª Região Tradicionalista do MTG/RS.
Sítio: http://www.valdemargauderio.ubbi.com.br
27/09/2006 12:59:04 Jorge Olavo Degrazia Barbosa - Brasília / DF - Brasil
No mínimo, é provável que não soubessem inglês, por não estarem conscientes da bobagem que fizeram. Depois não querem ser alvo de gozações. Jorge Barbosa
Sítio: *****
Listados 5 Comentários!
Untitled Document