Usuário:
 
  Senha:
 
 

João Chagas Leite:
Seiva de Vida e Paz, de Silvio Aymone Genro

 

25/09/2006 09:46:09
ERVA-MATE É A ÁRVORE-SÍMBOLO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL!
 
Illex Paraguariensis: a Erva-Tupã dos índios Guaranis!
............................................................................

Comemorou-se na segunda semana do mês de setembro, no Estado do Rio Grande do Sul, a Semana Estadual da Erva-Mate, instituída pela Lei Estadual n. 7.433, de 8 de dezembro de 1980. As comemorações foram de caráter cívico-cultural-popular e organizadas pelas Secretarias de Estado da Agricultura, da Educação e Cultura e do Desporto e Turismo, por meio de uma Comissão Especial designada pelos respectivos titulares dos referidos órgãos públicos, em atendimento ao que preconiza o texto legal. A “Illex Paraguariensis”, conhecida popularmente por erva-mate, erva, mate ou erveira, é da Família das Aquifoliaceae. Como característica morfológica apresenta uma altura de 4 a 8 metros, um tronco curto de 30 a 40 centímetros de diâmetro e folhas medindo entre 8 e 10 centímetros de comprimento por 3 a 4 centímetros de largura. A árvore já era explorada pelos índios guaranis antes mesmo do descobrimento do Brasil, na região da atual cidade de Guaíra, no Estado do Paraná. Os ervais são encontrados nos Estados do Sul do Brasil, no Leste da Argentina e no Paraguai. Florescem entre os meses de outubro e novembro e tem o amadurecimento de seus frutos no período de janeiro a março. É do preparo das folhas da Árvore-símbolo do Rio Grande do Sul - a Erva-Mate, que se origina o chimarrão: o mate-amargo dos gaúchos sul-brasileiros. É esse Sangue-verde dos Gaúchos do Sul do Brasil, o chimarrão, que deveria ser, no pensamento do poeta Sílvio Aymone Genro, da fronteiriça Uruguaiana-RS, uma Seiva de Vida e Paz a ser sorvida, ao pé de um fogo de chão, pelos Senhores da Guerra e por toda a Humanidade!

 

 

 

 

 

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
16/01/2009 17:39:40 clara de assis tavares de lima - são gonçalo do amarante / RN - Brasil
A erva mate faz parte do meu dia-a-dia...
Sítio: *****
10/06/2007 13:08:52 Jerônimo Oltramari de Souza - Sarandi / RS - Brasil
Olá. Estou procurando a letra e a música SEIVA DE VIDA E PAZ e apenas consegui a música para ouvir aqui neste site. Teria como algué me enviar por e-mail? Pelo menos a música? Ou me informar em qual site consigo baixar?? Obrigado!
Sítio: *****
25/09/2006 10:18:46 Valdemar Engroff - Alvorada / RS - Brasil
Bueno! O que falta á indústria ervateira é o nivelamento em termos de qualidade.... Na minha modesta opinião, o pontapé foi dado no RS pela EMATER, que criou o selo de qualidade para a erva-mate certificada. Em 2005, a empresa foi agraciada com o TOP DE MARKETING ADVB na categoria por segmento de mercado: Agribusiness com o case Sistema de Certificação da Erva-mate. A certificação da Erva-mate consiste no acompanhamento junto às ervateiras parceiras, de todo o processo, desde o pé da planta até a embalagem do produto final. Mas na minha opinião, este processo deveria sair do pontapé inicial e avançar a passos largos na indústria erveira, para não morrer apenas como uma ótima idéia, que inclusive foi premiada.... e também deveria sair do RS e alcançar estados produtores fora das fronteiras do Rio Grande.... Valdemar Engroff Dir. Divulgação da 1ªRegião Tradicionalista do RS
Sítio: http://www.valdemargauderio.ubbi.com.br
Listados 3 Comentários!
Untitled Document