Usuário:
 
  Senha:
 
 

Chiquito e Grupo Bordoneio:
Meu Rio Grande do Sul
, de Salvador F. Lamberty
e Hélio Augusto

 

27/09/2006 00:39:43
A VELHA E ANTIGA HOSPITALIDADE GAÚCHA SUL-RIO-GRANDENSE!
 
Receber o visitante com um bem cevado chimarrão
faz parte da tradicional hospitalidade dos Gaúchos Brasileiros!
............................................................................

Acolher bem sempre foi uma marca cultural significativa do Povo Gaúcho Sul-brasileiro e um dos seus princípios sociais mais importantes. Por isso que a tradicional hospitalidade gaúcha dos Sulistas do Brasil deve ser um valor exercitado e mantido por todos os integrantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho Brasileiro organizado, seus Centros de Tradições Gaúchas e demais Entidades Tradicionalistas filiadas. Cultuar e preservar esse antigo aspecto da Tradição Sul-rio-grandense, além de ser uma obrigação institucional-estatutária, a ser cumprida por qualquer Entidade Cultural do MTG Brasileiro, é também um dever social de boa educação atribuído a qualquer pessoa. É no interior dos Altares Sagrados da Antiga Tradição Gaúcha Sul-brasileira, portanto, que a hospitalidade deve estar sempre presente. Ali, um chimarrão macanudo, o símbolo maior desse antigo e tradicional costume gaúcho - a hospitalidade - deve estar sempre pronto e bem cevado, em condições de ser ofertado a qualquer um que se achegue ao galpão-sede de uma Entidade Cultural do Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro. Tanto os Tradicionalistas do Quadro Social como os visitantes de um CTG, após a natural e educada recepção por parte dos Posteiros e integrantes das Invernadas Sociais, todos os que ali chegam devem ouvir a peculiar e tradicional indagação: aceitas um chimarrão, chê? Afinal, este é um dos primeiros mandamentos tradicionalistas e um dos valores histórico-sociais mais importantes do Povo Gaúcho Sul-brasileiro. Dentre outras formas, é assim que se cultua e se preserva a autenticidade da velha e antiga Hospitalidade Gaúcha e das demais Tradições Regionais dos Antepassados Gaúchos Campeiros do Pampa do Rio Grande do Sul!

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
27/09/2008 13:55:15 Roberto Martins - Santo Antônio da Platina / PR - Brasil
Gostei muito.
Sítio: *****
24/03/2008 09:33:58 Ivo Leovaldo Pires Pereira - Gravataí / RS - Brasil
A FARSA DE PATO BRANCO: na recente FECARS/08, realizada na cidade de Gravataí-RS, ficou comprovado que as diretrizes da pilcha verdadeiramente gaúcha, aprovadas em Pato Branco-PR/2007, não estão sendo preservadas pelo MTG/RS. Nos três shows apresentados, somente no show de Paulinho Pires e Luiz Kuhr os músicos estavam de acordo com a vestimenta dos gaúchos tradicionalistas. O show de Joca Martins, além de ser de péssima qualidade, a vestimenta foi de uma precariedade total. Só quem viu poderá julgar. Com tantos músicos que temos no Rio Grande do Sul, que respeitam a nossa indumentária, o nosso MTG/RS acha normal esse tipo de coisa! Pergunto: onde está a coerência e o respeito para com as nossas verdadeiras Tradições Gaúchas? De que valeu o que foi aprovado na cidade de Pato Branco? Como poderão cobrar das nossas Entidades Tradicionalistas, se o mau exemplo vem de cima?
Sítio: *****
17/03/2008 14:17:05 Cláudio Zorzi - Chapecó / SC - Brasil
Concordo plenamente com está aí escrito e digo mais, precisamos ir cada vez mais estendendo estes costumes para os quatro cantos do nosso Brasil, pois sem desmerecer outras entidades, culturas, a nossa é muito mais bonita e portanto deve ser cultuada e preservada junto aos nossos descendentes, também.
Sítio: *****
Listados 3 Comentários!
Untitled Document