Usuário:
 
  Senha:
 
 

Baitaca:
Versos Xucros, de Baitaca

 

31/01/2007 06:08:37
O TRADICIONALISMO E A AUTÊNTICA TRADIÇÃO GAÚCHA BRASILEIRA!
 
Tradição Gaúcha Brasileira: acervo regionalista-tradicional
dos antepassados Campeiros do Pampa do Rio Grande do Sul!
............................................................................

A Tradição Gaúcha do Rio Grande do Sul é o conjunto de usos, costumes, lendas, danças, canções, ritmos musicais - dentre outros aspectos culturais regionalista-tradicionais dos gaúchos campeiros do Pampa Sul-brasileiro -, defendidos, preservados e cultuados por Tradicionalistas Gaúchos, por ideal, e pelas diversas Entidades Culturais Tradicionalistas, também por um dever institucional-estatutário e moral. Preservar a autenticidade da Tradição Gaúcha dos Antepassados Campeiros do Pampa do Sul do Brasil significa manter a Identidade do Povo Gaúcho Brasileiro! A música tradicional e a indumentária regional dos Gaúchos Sul-brasileiros devem resistir aos modismos e aos interesses meramente comerciais. Essa Cultura Regionalista-tradicional Gaúcha é uma herança e um patrimônio do Estado Sulino, dos Sul-rio-grandenses, do Brasil e de todo o Povo Brasileiro. Ao MTG cabe, portanto, diante das suas disposições estatutárias, seus fins culturais, sua obrigação moral e seu dever institucional, a responsabilidade de cumprir e fazer cumprir a Filosofia Tradicionalista contida na sua Carta de Princípios e suas Diretrizes Culturais Regionalista-tradicionais Gaúchas Sul-rio-grandenses, constantes de seus EstatutosRegulamentos. Só assim é que poderá efetivar-se, verdadeiramente, a preservação do Núcleo da Formação Gaúcha Sul-rio-grandense, fundado na região do Pampa Sul-brasileiro, e a defesa, o zelo, a retransmissão e a correta divulgação das autênticas e antigas Tradições Regionais dos Gaúchos Campeiros do Sul do Brasil!

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
01/02/2007 11:38:56 José Itajaú Oleques Teixeira - Guará / DF - Brasil
Prezado Xiru Godofredo. O sítio Bombacha Larga agradece as tuas honrosas visitas e os comentários postados neste espaço cultural tradicionlista gaúcho. Em resposta, informamos-te que o MTG/RS, desde o I FENART - Festival Nacional de Artes e Tradição, realizado na cidade de Coxim-MS, nos idos de 1994, não vem participando das provas artísticas daquele Festival, apenas das campeiras do Rodeio Nacional de Campeões e das relativas aos Jogos Tradicionais. Consideramos tal atitude um grande equívoco. Por outro lado, diante dos desvirtuamentos culturais verificados no ENART - Encontro de Artes e Tradição Gaúcha Sul-rio-grandense, promovido pelo MTG/RS, aonde o uso de patrocínios por inúmeras Invernadas de Danças tem servido para atender mais aos interesses comerciais de seus respectivos patrocinadores do que propriamente aos da Cultura Regionalista-tradicional Gaúcha Sul-rio-grandense, acredito que essa ausência no FENART não seja de toda ruim, uma vez que esses desvirtuamentos poderiam vir a contaminar os demais MTGs filiados à CBTG. Mas é claro que a falta daquele que é o berço do Movimento Tradicionalista Gaúcho Brasileiro organizado só pode ser justificado por uma eventual e indevida soberba, por se considerar o MTG/RS, quem sabe, de tal forma superior aos demais a ponto de não se sujeitar a um democrático concurso nacional; ou, ao contrário, por medo de revelar, nacionalmente, frente aos demais Tradicionalistas Brasileiros, o mesmo despreparo, as mesmas gafes culturais regionalista-tradicionais sul-rio-grandenses e as mesmas impropriedades tradicionalistas gaúchas brasileiras praticadas nos seus eventos regionais. Contudo - e apesar dos subjetivismos, dos casuísmos e da politicagem verificados desde o I Festival Nacional de Arte e Tradição -, o Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro, com ou sem a participação do MTG/RS nas provas artísticas do FENART, deve continuar promovendo o culto, o zelo, a valorização, a defesa, a retansmissão, a devida preservação e a correta divulgação - para o Brasil e o mundo - das autênticas, antigas, regionais Tradições dos Gaúchos Campeiros do Pampa Sul-brasileiro! Saudações Tradicionalistas e um quebracostelas cinchado a esse prezado Vivente!
Sítio: http://www.bombachalarga.com.br
31/01/2007 18:44:22 GODOFREDO MARIANTE - CANOAS / RS - Brasil
BUENAS INDIADA, estou triste, calma, NÃO ENTENDI como em um festival como este último lá em PATO BRANCO, NÃO classificou nem um participante GAÚCHO RIOGRANDINO, ou, NÃO participaram, estou realmente envergonhado,,,,MEUS PARABÉNS AOS PARTICIPANTES E LÓGICO AOS GANHADORES.....Continuem sempre mostrando o que é LINDO E SÉRIE ea a nossa cultura Riograndense. godofredo mariante.
Sítio: *****
Listados 2 Comentários!
Untitled Document