Usuário:
 
  Senha:
 
 

Os Oliveiras:
Obrigado, Patrão Velho - de Raimundo José e Leonir

 

22/06/2007 11:28:42
EU, QUERO IR DE BOMBACHA!
 
O Sul-rio-grandense que é Gaúcho e o Gaúcho que é Tradicionalista
respeita e honra a antiga Tradição do Pago Sul-brasileiro!
............................................................................

Quando eu bolear a perna e me despedir das verdes coxilhas do meu querido Rio Grande do Sul, quando o Patrão Velho me aquerenciar em outro pago, quero ir vestindo a minha bombacha mais abagualada, dentro da fatiota de madeira; quero a bandeira do meu pago como mortalha e no pescoço o meu inseparável maragato, que sempre foi a minha identidade de peleador. Peço aos companheiros que, sorrateiramente, sem que o Santo Padre veja, escondam comigo o mango e a minha xerenga, que me acompanharam em muitas farromas, pelejas e entreveros, em bailes e em campo aberto; vai que do lado de lá eu encontre algum desafeto... E não esqueçam do meu bichará; dizem que por lá o Minuano assobia nas orelhas e faz até cusco renguear. A cuia e a bomba de chimarrão não precisam pôr dentro do caixão. Sempre fui apaisanado, e por certo que lá não faltará um quera que me ofereça uma cuia do doce amargo. Por sobre minhas mãos, unidas em prece, coloquem o meu chapéu tapeado, pois devo chegar até o Patrão Velho, humildemente, de chapéu nas mãos e com os joelhos no chão, para agradecer por esta vida, em que tive rolando pelo meu amado Rio Grande; agradecer pelos carinhos da prenda, que me foi dada como companheira e que pelejou comigo sem nunca afrouxar o garrão; e pelo filho que se saiu um taura de respeito, e por certo sente orgulho deste seu velho pai. Quero também agradecer pelos pores-do-sol que trago na retina e pelos horizontes largos do meu Grande Rio Grande do Sul. E quando eu bolear a perna desta vida, e passar para a outra, por certo que encontrarei muitos companheiros, numa grande roda de chimarrão, esperando-me para que com eles eu possa camperear na Querência Grande do Céu! (do colaborador do BL e Mangrulho do ONTGB no Sul do Brasil, Ademir Canabarro: um Missioneiro!)

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
22/06/2008 12:10:27 João Francisco Dallepiane - Campo Novo do Parecis / MT - Brasil
Parabéns, Patrício, pelo chasque. Que os desgarrados do pago possam um dia retornar ao chão sagrado do Rio Grande!
Sítio: *****
12/09/2007 12:48:44 Ivon Eduardo Faria Pacheco - Guarapuva / PR - Brasil
Quando leio um texto como este, vejo que não estou sozinho que existem pessoas que amam a tradição gaúcha verdadeira, um abraço do tamanho Rio Grande a este missioneiro, deste humilde peão, pelotense com muito orgulho, que hoje vive na querida terra de Guarapuava, mas jamais esquecerei o meu Rio Grande que adoro acima de tudo.
Sítio: *****
10/08/2007 14:40:10 TIO FRANÇA - curitiba / PR - Brasil
Xirú velho, ésta é a maneira que eu também almejo que seja feita a minha passagem desta Querência para a outra parabens pela assertiva e sentrimentos terrúneo.
Sítio: *****
29/06/2007 08:59:32 joão lawrence ortigosa - Presidente Prudente / SP - Brasil
Seja essa a nossa prece, de agradecimento e reconhecimento pelo que nos deu o Nosso Patrão Velho. Parabéns
Sítio: *****
22/06/2007 22:45:06 Gabriel Bueno Canabarro - Naveganets / SC - Brasil
Esse é meu velho pai.. Sempre sabendo usar as palavras e emocionando a todos! Espero que esse tal dia citado demore muito para chegar. Amo-o Demais!
Sítio: *****
22/06/2007 18:38:38 Mauro Magno Machado - Brasilia / DF - Brasil
Tem pessoas que tem o dom de escrever coisas lindas a respeito do nosso pago, qualquer que seja o assunto. Parabéns ao Canabarro por essa matéria.
Sítio: *****
22/06/2007 17:00:25 Vânia Brêtas Velasques - São Miguel do Oeste / SC - Brasil
Fiquei emocionada, Lindo...
Sítio: *****
22/06/2007 16:43:09 Carlos Zatti - Curitiba / PR - Brasil
Mui lindo!" Parabens missioneiro Ademir.
Sítio: *****
Listados 8 Comentários!
Untitled Document