Usuário:
 
  Senha:
 
 

Os Monarcas:
Meu Cusco, de Salvador Lamberty
e Ivan Vargas

 

21/01/2008 10:29:26
OVELHEIRO GAÚCHO: O CACHORRO DA TRADIÇÃO DO RIO GRANDE!
 
Ovelheiro Gaúcho: o cachorro da Tradição dos Campeiros do Sul do Brasil!
............................................................................

O cachorro sempre foi um fiel companheiro dos Gaúchos Campeiros do Rio Grande do Sul. E a raça canina que mais contribui para as atividades campestres dos sul-rio-grandenses é o Ovelheiro Gaúcho. Originária do Pampa Sul-brasileiro, essa raça desenvolveu-se da cruza dos antigos cães da região com a raça Collie, levada para o Rio Grande do Sul por imigrantes europeus, no final do século XIX. A partir de 1950, o cachorro do gaúcho brasileiro foi cruzado com os da raça Border Collie, chegados ao Estado com os carneiros Merinos, da Austrália. Depois, no período da desvalorização do preço da lã, novamente foi cruzado com o Collie, a fim de ganhar altura e poder melhor trabalhar com o gado. E ao contrário do festejado Border Collie, que foi obrigado a atuar praticamente sozinho na montanhosa região fronteiriça da Inglaterra com a Escócia, inacessível ao homem montado a cavalo, o Ovelheiro Gaúcho, detendo aqueles mesmos atributos, nunca foi utilizado no Rio Grande estritamente para o pastoreio.  A Tradição Gaúcha Brasileira sempre viu peão e cachorro, juntos, irmanados em todas as lidas de campo. Ainda que possa realizar tudo o que o Border Collie faz, se treinado para isso, a maior missão do cão do gaúcho brasileiro é acompanhar o campeiro em todos os momentos da vida rural. Se naquela região inóspita da fronteira da Inglaterra com a Escócia o Border Collie (collie “da Fronteira”) pastoreava ovelhas solito, no Rio Grande do Sul o peão e seu cachorro ovelheiro foram, todo o tempo, parceiros, empurrando tropas e rebanhos juntos. Na Pampa Sul-rio-grandense, o gaúcho sempre teve a mobilidade que o campo aberto proporciona ao homem montado, para manejar ovelhas, gado ou cavalos. Naturalmente que por ser descendente dos cães de pastoreio, o Ovelheiro Gaúcho é também utilizado para auxiliar na lida com ovinos, bovinos e equinos. E quando necessário ele comandará qualquer rebanho, qualquer tropa, pois além de aprender com extrema facilidade o que lhe é ensinado ele traz no sangue o instinto de cão pastoreador. Dóceis, inteligentes, ágeis, corajosos, alegres, competentes e fiéis companheiros do dono, eles são também rústicos, resistentes e apropriados para a lida bruta da campanha gaúcha sul-brasileira. Como os seus antecessores, eles podem buscar, apartar, reunir, conduzir e proteger animais, na ajuda ao seu chefe campeiro. O peão gaúcho sul-brasileiro, portanto, mantendo as Tradições Regionais da Pampa do Rio Grande do Sul, continuará tendo ao seu lado, de forma extremamente competente, o auxílio que há muito o seu cachorro e parceiro de lidas lhe proporciona nas suas funções campesinas. Assim, o Ovelheiro Gaúcho permanecerá sendo o fiel companheiro e o parceiro dos peões sul-brasileiros; o Cachorro da Tradição dos Gaúchos Campeiros do Sul do Brasil!

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
01/10/2010 10:33:25 Evandro Nunes - Bom Princípio / RS - Brasil
Passei por aqui só para deixar o meu blog sobre esta raça. Acessem www.ovelheirogaucho.blogspot.com
Sítio: http://www.ovelheirogaucho.blogspot.com
04/10/2009 23:35:25 Bombacha Larga - Brasília / DF - Brasil
Prezado Samir. O sítio Bombacha Larga agradece a tua honrosa visita e a comunicação postada neste espaço cultural tradicionalista gaúcho. Em resposta, estamos encaminhando-te alguns endereços eletrônicos que poderão ser úteis a esse Xiru, para maiores informações a respeito da venda de Ovelheiros Gaúchos. São eles: http://www.kcrgs.com.br/criadores_raca.php?RACA_ID=104 ; http://www.petsite.com.br/cRaca1c.asp?id=OVELHEIRO+GA%DACHO ; http://www.petvale.com.br/criadores-caes.asp?c=porto+alegre&e=RS . (Obs.: informação no final da página!) Com as Saudações Tradicionalistas segue o nosso quebra-costelas cinchado a esse prezado Vivente!
Sítio: http://www.bombachalarga.org
01/10/2009 13:58:52 samir irabi - tres lagoas / MS - Brasil
Onde posso adquirir um cão ovelheiro?
Sítio: http://faz.jatai
23/01/2008 15:36:37 José Itajaú Oleques Teixeira - Guará / DF - Brasil
Prezado Jorge Luiz. O sítio Bombacha Larga agradece a tua honrosa visita e o comentário postado neste espaço cultural tradicionalista gaúcho. Em resposta, sugerimos a esse prezado visitante que faças contato com um veterinário de tua cidade ou de Laguna, com o fim obter maiores informações a respeito de eventuais criadores do Ovelheiro Gaúcho nessa região de Jaguaruna-SC. Saudações Tradicionalistas e um quebra-costelas cinchado!
Sítio: http://www.bombachalarga.com.br
22/01/2008 18:29:26 jorge luiz soares darella - Jaguaruna SC / SC - Brasil
Gostaria de saber onde adquirir esta raça de cachorro
Sítio: *****
21/01/2008 14:42:21 Ricardo André dos Santos - Quedas do Iguaçu / PR - Brasil
Mas mui buenas essas matérias! Parabéns, indiada!!
Sítio: http://www.gaestancianativa.com.br
Listados 6 Comentários!
Untitled Document