Usuário:
 
  Senha:
 
 

Grupo Rodeio:
Deus Gaúcho, de Régis Marques

 

13/09/2009 00:21:46
NOSSAS ANTIGAS FAÇANHAS, DE MODELO À TODA TERRA!
 
Na falta de modelos hodiernos, só nos resta continuar elevando
as façanhas dos brasileiros de antanho!
............................................................................

Se grande é o Rio Grande, conhecido e afamado, é por ter ele conquistado a região sul-brasileira; e, honrando a bandeira verde-amarela-anil, com adaga, lança, fuzil e coragem peleado, para a patas de cavalo moldar o Garrão-sul do Brasil! Se o Rio Grande é grande é porque seu povo é bravo, mesmo que às vezes explorado pela política corrupta, mas que com bravura resoluta tapeia o chapéu na testa e enfrenta a crise funesta com intrepidez, valentia, honra, afinco e galhardia; e com denodo na luta! Se grande é o Rio Grande é pela sua bela História de conquistas e de glórias; e por forjar no seu chão uma regional tradição: portuguesa, açoriana, índia e negra africana de um Brasil meridional, Patrimônio Cultural de sua estirpe campechana! Se grande é o Rio Grande é pelos valores da campanha e pelas antigas façanhas de lutas por liberdade, respeito e dignidade, em entreveros e guerras; e pela cultura que encerra o brasileiro gauchismo, que no Tradicionalismo é modelo à toda Terra! (GRANDE RIO GRANDE, de José Itajaú Oleques Teixeira)

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
16/09/2009 12:53:59 Bombacha Larga - Brasília / DF - Brasil
Prezado Canabarro. Sabemos todos que esses não são Tradicionalistas Gaúchos Brasileiros, mas meros comerciais "gauchistas" em busca tão-somente das gordas bilheterias dos assaltados Centros de Tradições Gaúchas de um falso MTG mafiado pelos "Calaveiras da Tradição Gaúcha Brasileira", dos "Exploradores do Antigo Patrimônio Sociológico-tradicional do Estado e do Povo Gaúcho do Rio Grande do Sul". Para esses imperam os discursos da indevida e criminosa "flexibilização" da Filosofia de Atuação Cultural do Movimento Tradicionalista Gaúcho Brasileiro organizado, de uma corrupta "integração cultural" do Mercosul e de uma "integração eleitoreira" que reúne tudo e todos em prol dos votos, em Rodeios não mais crioulos da antiga Tradição do Rio Grande, estrategicamente "Nacionais" e "Internacionais", patrocinados por politiqueiros financiados por um bilionário Mercado Texano, a controlar todos os mercados: o musical, o de cavalos de todas as partes do mundo, as suas modalidades importadas, os seus Freios de Ouro e seus montes de feno, tudo em prol do comércio de seus modismos importados sem fronteiras. Contudo, nada disso faz parte do verdadeiro Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro; e tudo isso não pertence à antiga e campeira Tradição dos Gaúchos do Pampa Sul-brasileiro. Tudo isso é puro "Mercadismo", "Modismo Comercial", "Exploração Eleitoreira e Comercialista" do Bem Público Tradição Gaúcha do Rio Grande do Sul. Tudo não passa de uma aviltante "Corrupção Cultural" da Pura Tradição do Estado e do Povo Gaúcho do Rio Grande do Sul, a desnaturar a autenticidade dos antigos usos e costumes nativos dos Antepassados Gaúchos Campeiros do Pampa Sul-rio-grandense, a degradar a antiga Tradição dos Sentinelas das Coxilhas do Estado Garrão-sul do Brasil! Eles não são nem gaúchos nem Tradicionalistas Gaúchos Brasileiros, apenas mais uns dos muitos Calaveiras da Tradição do Rio Grande do Sul. Eles são os "Tradicionali$ta$ de Oca$ião", a corromper, por vantagens de toda a ordem, um Bem Cultural Público pertencente ao Estado Sulino, aos Sul-rio-grandenses, ao Brasil e a todo o Povo Brasileiro, constituído pela antiga, campeira e regional Tradição do Rio Grande, a qual não vem do séc. XX nem dos dias atuais, pois ela fora forjada pelos Gaúchos Pampeanos Sul-rio-grandenses que mantiveram antigos usos e costumes e firmaram, a partir da Era da Bombacha (1870), toda a nossa Cultura Regionalista-tradicional Gaúcha Sul-brasileira! Saudações Tradicionalistas e um quebracostelas cinchado a esse prezado "Mangrulho" do Obervatório Nacional do Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro na Região Sul do Brasil!
Sítio: http://www.bombachalarga.org
15/09/2009 20:06:03 Canabarro - Navegantes / SC - Brasil
Tu tens razão, Itajaú. Por falta de bons exemplos só nos resta cultuarmos as façanhas dos Farroupilhas. Estou na legendária São Borja, terra dos presidentes, vivenciando a nossa Semana Farroupilha, e as coisas estão cada vez pior!!! A leggin - aquela roupa usada pra ginástica em academia - já foi incluída como traje apropriado para adentrar em um CTG. Algumas patronagens resolveram, por conta própria, passar por cima da Carta de Princípios e, por assim dizer, "Modernizar as regras". É uma barbaridade!
Sítio: *****
Listados 2 Comentários!
Untitled Document