Usuário:
 
  Senha:
 
 

Ivan Taborda:
Semana Farroupilha

 

21/09/2007 11:08:43
AS COMEMORAÇÕES DOS 172 ANOS DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA!
 
Desfile Farroupilha 2006, de Passo Fundo-RS!
............................................................................

Na Semana Farroupilha de 2007, muitas pessoas aderiram, no Brasil e no mundo, às comemorações do Dia do Gaúcho Brasileiro e da deflagração da Revolução Farroupilha no Estado do Rio Grande do Sul. E se muitas daquelas que assistiram ao Desfile Farroupilha ou às atividades tradicionalistas referentes à Semana Farroupilha ainda não podem ser consideradas como se gaúchas fossem, certamente que mais próximas estão de o serem identificadas como tais, uma vez que o termo gaúcho não está limitado aos que nasceram no Estado do Rio Grande do Sul, abrangendo a todos os que se identificam com o Jeito Gaúcho e Campeiro de Viver dos Antepassados Pampeanos do Sul do Brasil, suas lidas de campo com o gado, as ovelhas e os cavalos; com a filosofia de vida do homem simples do interior sul-rio-grandense. Naturalmente que a população citadina, nos dias atuais, não pode vivenciar intensamente essas tradições. Contudo, pode e deve valorizá-las, cultuá-las, zelá-las, defendê-las, preservá-las e adequadamente retransmiti-las, pois elas representam a origem, o antigo Patrimônio Sociológico-tradicional Sul-rio-grandense e a Identidade Cultural Regionalista dos Gaúchos Sul-brasileiros. Como afirma o Patrono do Tradicionalismo Gaúcho do Brasil, João Cezimbra Jacques: "povo sem tradição é como uma árvore sem raízes". Só terá direito ao futuro o povo que valorizar o seu passado! Devemos, sim, apreciar e respeitar outras culturas. Mas razão alguma há para a assimilação de usos e costumes alheios ao modo de vida próprio e regional dos Gaúchos do Pampa Sul-rio-grandense. Valorizar as nossas origens pastoris, as nossas tradições locais e a nossa Identidade Cultural de Gaúchos Brasileiros é um direito e um dever de cidadania. E em que pese a continuidade dos erros cometidos nas práticas de um sensacionalismo desnecessário e interesseiro, aonde os objetivos econômicos superam em muito aos culturais e o artificialismo soterra a originalidade da reconhecida e tradicional simplicidade do homem campeiro da região pampeira do Rio Grande do Sul, não poderíamos deixar de cumprimentar a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, participaram das comemorações do Dia do Gaúcho e da Revolução Farroupilha, no Estado Sulino, nos demais Estados do País e, também, no exterior. Em todas as comemorações muitos gaúchos, muitas prendasconsiderável parte da Juventude Tradicionalista deram a cívica demonstração de apego e de valorização às autênticas, às antigas tradições dos Gaúchos Campeiros do Pampa do Rio Grande do Sul. A todos os que honraram a História e a Cultura Regional dos Gaúchos do Sul do Brasil, no festivo 20 de Setembro, a Data Maior do Gaúcho Brasileiro, os nossos efusivos cumprimentos! Parabéns a todos!

............................................................................
 
 
Nome:
Cidade:
Estado:
País:
E-mail:
(O E-mail não é Publicado no Comentário)
Sítio:
Comentário:
   
 
23/03/2008 10:03:04 airton santos paes - laranjal / PR - Brasil
Aiton Santos Paes, Laranjal-PR. Eu sou nascido e criado no Paraná, mas sempre acompanho a Tradiçao Gaúcha.
Sítio: *****
03/10/2007 19:48:57 Kelly Anne da Cruz - Canoas / RS - Brasil
Gostei muito!
Sítio: *****
27/09/2007 20:22:43 adalberto moreira cavalheiro - sao gabriel / RS - Brasil
Em nossa cidade também comemoramos o Dia do Gaúcho, abaixo de mau tempo. Mas fazer o quê? Pois foi o dia que o Patrão do Céu nos deu para comemorarmos os 60 anos da criaçao da Chama Crioula...
Sítio: *****
21/09/2007 07:51:04 Leonardo - Santa Cecília do Sul / RS - Brasil
Povo aguerrido e forte; gente brava que não se entrega assim no más! Parabéns a todos os gaúchos e gaúchas desse Rio Grande amado. Um grande abraço!
Sítio: *****
21/09/2007 01:57:50 Sady Metzdorff - Campo Grande / MS - Brasil
21/09/2007 01:50:12 - SADY METZDORFF - CAMPO GRANDE/MS - Brasil - EU ESTOU LONGE DO RIO GRANDE, NO MATO GROSSO DO SUL, MAS NESTE ESTADO TAMBÉM SE CULTUA AS NOSSAS TRADIÇÕES, E ISTO ME FAZ SENTIR MAIS PERTO DO POVO DO RIO GRANDE. POR ISSO, TENHO A CERTEZA: SOU FELIZ, PORQUE REVIVO COM CADA GAÚCHO AS TRADIÇOES DO MEU PAGO; EM QUALQUER LUGAR QUE EU ANDE EU ME SINTO COMO SE ESTIVESSE NO RIO GRANDE! AQUI TOMO O MEU CHIMARRÃO E EM ESPÍRITO ME IRMANO COM OS MEUS CONTERRÂNEOS, PORQUE SOMOS UM SÓ E VALOROSO POVO: OS GAÚCHOS DO BRASIL! Sítio: http://intermetzdorff.blogspot.com
Sítio: http://intermetzdorff.blogspot.com
21/09/2007 01:50:12 SADY METZDORFF - CAMPO GRANDE / MS - Brasil
EU ESTOU LONGE DO RIO GRANDE, NO MATO GROSSO DOSUL, MAS NESTE ESTADO TAMBÉM SE CULTUA AS NOSSAS TRADIÇÕES, E ISTO ME FAZ SENTIR MAIS PERTO DO POVO DO RIO GRANDE! POR ISSO, TENHO A CERTEZA: SOU FELIZ, PORQUE REVIVO COM CADA GAÚCHO AS TRADIÇOES DO MEU PAGO. EM QUALQUER LUGAR QUE EU ANDE EU ME SINTO COMO SE ESTIVESSE NO RIO GRANDE. AQUI TOMO O MEU CHIMARRÃO E EM ESPÍRITO ME IRMANO COM OS MEUS CONTERRÂNEOS, PORQUE SOMOS UM SÓ E VALOROSO POVO: OS GAÚCHOS DO BRASIL!
Sítio: http://intermetzdorff.blogspot.com
Listados 6 Comentários!
Untitled Document